EnglishEspañolPortuguês

Grupo de veterinários atende cachorros e gatos atingidos pelas enchentes em PE

2 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Emídia Felipe
Colaboração especial para a ANDA

A tragédia que já atingiu mais de 80 mil e matou 20 pessoas em Pernambuco também afeta os animais de estimação, que, além do sofrimento, tornam-se potenciais fontes de doenças para as vítimas das chuvas que assolam o estado. Dentre as ações do poder público, o governo estadual convocou veterinários das prefeituras das principais cidades para atuar na identificação e vacinação de gatos e cães.

Animais também foram vítimas das enchentes (Imagem: Prefeitura de Barreiros/Divulgação)

Segundo o coordenador do Centro de Vigilância Ambiental do Recife, Amaro Souza, a maioria dos animais está machucada, apresenta algum tipo de doença, principalmente de pele, e está desnutrida. Amaro integra o mutirão de cerca de 60 profissionais que estão visitando as cidades atingidas desde a quarta-feira (30). Eles aplicam a vacina antirrábica, priorizando a prevenção da raiva, na tentativa de amenizar o grande número de patologias que ameaçam as pessoas atingidas pelas enchentes. Não há previsão de quando o atendimento será encerrado.

Outra ação do grupo de veterinários é a identificação dos animais, cuja maior parte é formada de cachorros. Eles recebem uma coleira e uma placa com os dados básicos, como nome dele e do tutor. Amaro Souza faz um apelo para que a população ajude os profissionais na hora da vacinação. Ele orienta ainda que as pessoas mantenham os bichos presos e tentem dar o mínimo de alimentação – item que tem faltado até mesmo para as pessoas.

Há quase 15 dias milhares de pessoas de 67 municípios, da região da Mata Sul e de outros pontos de Pernambuco – incluindo a Região Metropolitana do Recife -, sofrem com as consequências das fortes chuvas que caíram no estado e com a falta de prevenção para enchentes. Vinte pessoas morreram, 26,9 mil estão desabrigadas e 53,6 mil estão desalojadas. Muitos perderem tudo, dos documentos à casa. Para saber como ajudar as vítimas, acesse o site do governo estadual: www.pe.gov.br.

Você viu?

Ir para o topo