EnglishEspañolPortuguês

Fotógrafa captura o melhor dos animais em abrigo para adoção em Baltimore, EUA

9 de julho de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Procurar animais para adoção nas páginas da internet pode ser um tanto quanto desagradável. Nas fotos, cães estão fora de foco, nervosos e com medo. Os gatos geralmente estão com um olhar assustado.

Pior, muitas vezes não há nenhuma foto, apenas um espaço e a triste frase “fotografia não disponível”.

Mas não na Humane Society de Baltimore, nos Estados Unidos.

Lá, quase todo gato, cachorro, coelho e gerbil é fotografado à luz do sol, feliz e saudável, graças ao trabalho de uma voluntária que é fotógrafa profissional, conforme mostra reportagem do jornal Baltimore Sun.

Durante os seis anos em que Mary Swift tira fotos dos animais no abrigo Reisterstown, ela capturou os rostos – e alguns diriam que os espíritos – de mais de 3.000 animais. Muitos deles encontraram casas – quem sabe quantas, centenas? – principalmente porque Mary Swift teve tempo para ter certeza de que um cão parecia estar sorrindo ou que os olhos de um gato estavam brilhantes.

Mary Swift e seu marido Brian em abrigo da Humane Society (Foto: Baltimore Sun)

“Alguns desses animais são tão tímidos ou deprimidos por causa da vida no abrigo que potenciais adotantes nunca iriam notá-los, mas isso não ocorre por causa das fotos que ela coloca no site da Baltimore Humane Society”, diz Caroline Griffin, presidente do conselho da Humane Society.

“Alguns adotantes entram em nosso abrigo com as fotografias na mão. Muitas vezes me pergunto quantos animais encontraram uma nova vida graças a seu trabalho”.

Mary Swift, 30, ganha a vida como uma fotógrafa profissional especializada em animais de estimação. Na verdade, se não for de quatro patas e peludo, provavelmente não conseguirá os serviços de Mary. “Eu não tiro fotos de casamentos, formandos ou recém-nascidos”, ela afirma, sem rodeios, sobre o seu negócio em sua página na internet. “Eu mantenho o que eu amo”.

Na Universidade de Arkansas, ela se formou em arte e zoologia. Fotografia e animais. Mary sabia o que queria.

“Eu não consigo pensar em um segundo da minha vida que eu estivesse sem um animal de estimação”, diz ela. “É amor incondicional. Eles te amam, e nunca julgam”.

De acordo com o jornal Baltimore Sun, ela e seu marido, Brian, saíram de Arkansas e se mudaram para Baltimore em 2004, quando ele começou a trabalhar na engenharia da Northrop Grumman. Eles trouxeram um gato laranja chamado Simba e um gatinho tímido chamado Rajah. Não muito tempo depois de se mudar para uma casa no município, o casal começou a trabalhar voluntariamente para a Humane Society – começando com os coelhos.

Eles limpavam as gaiolas e distribuíam carinho, até que ouviram que o abrigo precisava de ajuda para tirar fotos dos animais disponíveis para adoção, um trabalho fundamental, porque na era da Internet, muitas famílias a procura de animais de estimação começam com uma pesquisa online. Quem está disponível? Quem é fofo?

Rapidamente Mary Swift passou a fotografar todos os animais do abrigo – um trabalho extremamente gratificante.


Foto: maryswiftphotography.wordpress.com


Enquanto a maioria dos voluntários do abrigo trabalham uma ou duas horas por semana, isso é apenas o tempo de aquecimento de Mary. Quando ela entra para seu trabalho em um domingo normal, pode haver dezenas de novos animais à espera de fotos. Ela está determinada a tirar fotografias de todos, e que pode levar horas – mais que quatro. Mas mesmo quando ela vai embora do abrigo, há a edição e a publicação das imagens para fazer em casa.

“Às vezes”, ela admite, “vai até segunda-feira”.

A capacidade de Mary de trazer o melhor de um animal é o que leva os clientes a contratarem seus serviços também. Em agradecimento ao seu trabalho em prol da Humane Society, uma galeria de fotos do seu trabalho está disponível no saguão do abrigo, e ajuda que Mary encontre clientes pagantes.

“Mary Swift é uma artista de um talento extraordinário, que consegue captar a alma e a personalidade de cada animal que fotografa”, diz Caroline Griffin. “Seu trabalho é lindo e revelador. Guardo as fotos que ela tirou dos meus próprios animais”.

O trabalho de Mary Swift está disponível em seu site (em inglês): http://www.maryswiftphotography.com/. Ela também mantém um blog com os animais que estiveram no abrigo por muito tempo (também em inglês): http://maryswiftphotography.wordpress.com.

Você viu?

Ir para o topo