EnglishEspañolPortuguês

Documentário sobre maus-tratos a animais vai ao ar em emissora canadense

30 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Cassio Mosqueira  (da Redação – Canadá)

Há dez anos trabalhando como âncora do famoso noticiário canadense Global National, Kevin Newman resolveu chamar atenção para os direitos dos animais.

Foto: Reprodução/The Star

Segundo reportagem publicada no site canadense The Star, Newman narrou, coescreveu e coproduziu o documentário No Country for Animals, que foi ao ar às 22 horas da última quarta-feira, pela Global, uma das maiores emissoras do país.

No Country for Animals contesta a reputação canadense de “paraíso dos direitos”, em função dos crescentes maus-tratos de animais destinados à alimentação. O programa combina filmagens escondidas de abuso de animais explorados para o consumo humano com imagens perturbadoras de cativeiros de filhotes de cachorros, além de entrevistas com ativistas e uma comparação das legislações canadenses com algumas jurisdições americanas e europeias.

“Minha esposa e eu tínhamos um amigo que trabalha para a Sociedade para a Prevenção da Crueldade aos Animais, em Vancouver, e ela sempre se queixou do que ocorre em quase todas as investigações: eles trabalham bastante, conseguem as provas e evidências, fazem a acusação formal, porém a grande maioria dos casos de abuso de animais não é julgada pelos tribunais”, disse Newman.

“Nós olhamos o percentual de casos de abuso animal que são condenados no Canadá: 0,01%. Eu não posso pensar em outro crime em que 99,9% das pessoas acusadas não são condenadas. Então, algo está errado com a lei. Ela não mudou desde que o Código Penal foi escrito, no século XIX, e trata os animais como propriedade, como não tendo mais direitos do que uma mesa”, afirma o jornalista.

Você viu?

Ir para o topo