EnglishEspañolPortuguês

Denúncia anônima leva fiscais à apreensão de 12 pássaros em Mangaratiba (RJ)

29 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma denúncia anônima levou fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba a apreender 12 pássaros silvestres de diversas espécies, que eram mantidos em cativeiro. A ação ocorreu na última quinta-feira (28), em uma casa no bairro Cachoeira I, em Muriqui.

Os pássaros das espécies sanhaço, coleiro, sabiá, gaturama e tié estavam feridos e em precária situação de higiene. Próximo ao local, os fiscais encontraram quatro armadilhas, além de uma área desmatada irregularmente.

O fiscal Cláudio Passos Maia acredita que as aves tinham como destino a venda clandestina.

“Esses tipos de pássaros são muito procurados por causa do seu canto, mas a pessoa que compra tem que ter a consciência de que isso é uma covardia com os animais, além de ser crime”,  disse. Os pássaros foram levados até a 165ª DP (Mangaratiba), onde foi feito o registro de ocorrência. O responsável pela apreensão dos animais fugiu pela mata no momento da chegada dos fiscais e da Polícia Militar. Os animais receberam os primeiros cuidados e foram devolvidos à natureza.

A Secretaria de Meio Ambiente alerta que manter pássaros em cativeiro é crime previsto na Lei 9.605, podendo responsável ser preso e ainda pagar uma multa de R$ 500 por cada animal..

Fonte: Diário do Vale

Você viu?

Ir para o topo