EnglishEspañolPortuguês

CBI autoriza caça às baleias jubarte na Groenlândia

26 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação – Argentina)

A Comissão Baleeira Internacional (CBI) cedeu às pressões da Dinamarca e aprovou a proposta que permite à Groenlândia caçar 9 baleias jubarte por ano, durante 3 anos. A proposta foi aprovada supostamente com fins de subsistência dos aborígenes.

Foto: iStockphoto.com/Brett Atkins

Apesar dos pronunciamentos contundentes de oposição de muitos governos, o presidente da CBI autorizou a proposta. Depois de muitas discussões, a União Europeia decidiu dar o seu apoio, enquanto vários membros latino-americanos opuseram-se fortemente à solicitação controversa.

A gerente do programa de mamíferos marinhos da WSPA, Joanna Toole afirmou: “sentimos uma decepção imensa ao ver que alguns membros da CBI cederam à incessante pressão da Dinamarca. O apoio da União Europeia à proposta é algo vergonhoso, assinaram uma sentença de morte para 27 baleias jubarte. Como podem proteger as baleias em águas europeias e depois votar para que as matem algumas milhas mais acima?”

Segundo informações do site oficial da WSPA, métodos brutais de sacrifício farão com que esses carismáticos animais sofram terrivelmente enquanto são assassinados; tudo isso para que terminem em uma estante de supermercado ou para satisfazer o apetite e a curiosidade de turistas em restaurantes luxuosos. Infligir semelhante crueldade para ganhar dinheiro é algo simplesmente inaceitável.

Com informações da WSPA Latinoamerica

Você viu?

Ir para o topo