EnglishEspañolPortuguês

Baleias beluga conduzem mergulhador a um passeio pelo oceano ártico

29 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato  (da Redação)

As imagens a seguir mostram baleias beluga que ajudaram um mergulhador a nadar sob o gelo do Ártico.

As baleias costumam ser delicadas, e essas duas foram fotografadas pegando na mão do mergulhador e levando-o para um passeio.

De acordo com matéria do jornal Daily Mail, o fotógrafo Andrey Nekasov, 38, de Odessa, Ucrânia, visitou o Mar Branco – no noroeste da Rússia – que é popular pela presença dos mamíferos aquáticos brancos.

Algumas das baleias da área são ex-cativas que foram reintroduzidas à natureza depois de um período de reabilitação.

Curiosas por natureza, as baleias cumprimentam os grupos de mergulho enquanto eles cortam blocos no gelo, colocando suas cabeças para fora da água.

Uma vez embaixo da água, os mergulhadores frequentemente fazem jogos e brincam com as baleias, sendo que elas ficam cheirando-os e se exibindo.

“O Mar Branco é um santuário de baleias e belugas foram soltas aqui por zoológicos e parques aquáticos”, disse Nekasov. “Elas estão se procriando bem e têm muitos bebês.”

As belugas têm 40 dentes cônicos pequenos que usam para comer peixes.

O fotógrafo acrescentou: “com esse mergulhador, elas estavam pegando sua mão e gentilmente carregando-o para um passeio. Foi bem divertido.

As baleias costumam se interessar pelo que está acontecendo perto delas e usam sua boca para sentir as coisas.”

Andrey e  a equipe viajaram até o local com veículos para o gelo e os organizadores do Artic Circle Dive Centre cortaram buracos na neve usando brocas poderosas.

Depois de remover os blocos de gelo sólido, os mergulhadores entram na água com uma corda ligada à superfície e mergulham até cinco metros de profundidade.

Andrey acrescentou: “Mergulhar com belugas é bastante comum porque elas são muito amigáveis. Quando você está se preparando para entrar na água, elas põem as cabeças para fora da água e ficam assistindo à preparação. É como se elas tivessem pedindo para você entrar e brincar com elas.”

http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1298287/Underwater-love-Incredible-photos-white-beluga-whales-giving-diver-tour.html

Você viu?

Ir para o topo