EnglishEspañolPortuguês

65 mil cães são salvos do sacrifício em Bali, na Indonésia

26 de julho de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação)

Integrantes da associação de Bem-estar Animal de Bali (BAWA, sigla em inglês) colocaram em prática a campanha de vacinação de cães abandonados no distrito de Gianyar. Esse programa não tem apenas o objetivo de evitar epidemias de raiva, como também mostrar às autoridades locais que o sacrifício de animais não é a solução para a erradicação da doença.

Um plano de vacinação de oito meses teve como resultado o balanço de 42.500 cachorros imunizados em Gianyar, evitando assim o sacrifício de 565 mil animais e protegendo 390 mil humanos da epidemia.

Os cães vacinados são marcados com uma coleira. Este filhote recebeu uma para o seu tamanho, que pode ser ajustada conforme cresce. © WSPA

O sacrifício não é a solução

Depois da epidemia de raiva em 2008, em Bali, as autoridades governamentais ordenaram o sacrifício de animais abandonados com a justificativa de controlar a propagação da doença. A operação gerou terríveis cenas de crueldade na ilha, já que milhares de cães foram envenenados com grandes doses de estricnina, sofrendo dolorosas convulsões e hemorragias internas.

Apesar da oposição local e da recriminação internacional de grupos de proteção animal, pedindo que se interrompesse o sacrifício cruel – as autoridades não estavam dispostas a implementar um programa de vacinação massiva em vez da matança, pois não acreditavam que essa prática os ajudaria efetivamente a controlar a raiva.

Contudo, a eliminação dos cães não evitou a propagação do vírus. Por isso, a Organização Mundial da Saúde apoia a vacinação massiva como a melhor solução para a combater a raiva.

Em dezembro do ano passado, a BAWA iniciou a campanha de vacinação financiada pelos integrantes da WSPA de diferentes partes do mundo para mostrar que é possível e muito mais efetivo controlar a raiva por meio da vacinação, ainda que as autoridades de Bali considerassem como “circunstâncias únicas”.

Oito meses depois, a informação – recolhida meticulosamente cada vez que a BAWA enviava equipes de vacinação de uma cidade à outra – mostrou uma verdade irrefutável: Gianyar é o único território onde as mordeduras de cães foram reduzidas em 50%. Em todas as demais localidades, as mordeduras aumentaram.

“Vacinar mais de 40 mil cães abandonados não é uma tarefa fácil; contudo, a determinação com a qual os integrantes da BAWA o fizeram prova, sem dúvida, que Bali pode, sim, proteger-se da raiva com um programa metodológico de vacinação”, segundo Elly Hiby da WSPA. “Há muitos estudos de casos internacionais que mostram o êxito do controle da raiva por meio da vacinação. Nossos resultados em Gianyar fazem com que o governo não possa negar os fundamentos que fundamentam a escolha dessa campanha”, acrescentou.

De acordo com a diretora da BAWA, Janice Girardi, “o apoio que temos recebido de todos os funcionários da cidade reforçou ainda mais nossa percepção de que a população de Bali se preocupa com os cães de verdade”.

Com informações da WSPA

Você viu?

Ir para o topo