EnglishEspañolPortuguês

Centenas de peixes aparecem mortos em rio de Portugal

30 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Centenas de peixes mortos apareceram no rio Coura, hoje à tarde, entre a praia da Levada e a ponte românica de Vilar de Mouros, em Caminha, Portugal. Trutas, bogas, enguias, mujos e lampreias boiando sem vida foram algumas das espécies detectadas por moradores e banhistas.

Foram de imediato recolhidas amostras da água e peixes a fim de serem enviadas para a Delegação de Saúde e Ministério do Ambiente, mas os resultados só serão conhecidos dentro de algum tempo.

Amélia Guerreiro, proprietária do bar de apoio à praia das Azenhas, deu conta dos peixes mortos quando ali chegou, à tarde, e estranhou, porque “a água nunca esteve tão limpa”. Segundo crê, “terão jogado algo no rio no intuito de o limpar”, não descartando a hipótese de excesso de cloro .

Aquela moradora recordou que, geralmente, a barragem de Covas, localizada a uns três quilômetros da Levada, já no concelho de Vila Nova de Cerveira, procede a descargas de noite, “o que poderá ter originado que os peixes mortos” apenas surgissem hoje em Vilar de Mouros.

“Se não fossem as águas puras do ribeiro de S. João”, regato afluente do rio Coura proveniente da Serra d’Arga, “isto seria bem pior”, assegurou a moradora e delegada à assembleia de freguesia.

A Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e a Câmara de Caminha desconheciam a situação  e assegurou que iria averiguar o sucedido.

Fonte: Jornal de Notícias
 

Você viu?

Ir para o topo