EnglishEspañolPortuguês

Animais de grande porte serão retirados das ruas de Ribeirão Preto (SP) por empresa de trânsito

30 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, vai assumir a apreensão de animais de grande porte das ruas da cidade, o que hoje é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses quando há denúncia. A assessoria de imprensa da Transerp confirmou a existência do projeto e informou que não há data prevista para que ele seja iniciado.

Os animais retirados da rua serão encaminhados para uma área, já estabelecida pela Transerp, que deverá contar com vigilância 24 horas para evitar eventuais furtos durante a madrugada. A Gazeta apurou ainda que a Transerp estuda o prazo de até 30 dias para que o tutor do animal procure a empresa e regularize a situação. Caso o prazo seja excedido, os animais deverão ser leiloados.

Hoje, o maior problema enfrentado na cidade são os cavalos soltos em áreas públicas, como praças e canteiros de avenidas. Ontem à tarde, por exemplo, a reportagem flagrou doze cavalos em toda a extensão da Via Norte, sem seus respectivos responsáveis por perto. “Um rapaz coloca os cavalos aí depois do almoço e só vem tirar no fim da tarde. Eu fico olhando daqui, vai que um deles resolve ir para a avenida?”, disse a proprietária de uma bar, Inês Fátima Zaroli, 54 anos.

Lei

Uma lei estadual (1083/1998) proíbe a existência de animais de grande porte em zonas urbanas: todos eles devem ser criados em chácaras ou sítios. Entretanto, é comum encontrar cocheiras clandestinas, principalmente em bairros da periferia. “Todas essas cocheiras ficam em áreas públicas invadidas. A maior parte dos criadores de cavalos e outros animais de grande porte invade um terreno e cria eles ali”, afirmou Osvaldo Braga, chefe da Fiscalização Geral.

Fonte: Gazeta de Ribeirão

Você viu?

Ir para o topo