EnglishEspañolPortuguês

ONG realiza evento sobre direitos dos animais em Curitiba, PR

29 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

ONCA Defesa Animal
[email protected]

Mesmo sob uma temperatura invernal e um céu nublado durante todo o dia, a ONG ONCA realizou no sábado dia 24 de julho de 2010, no centro da cidade de Curitiba – PR, mais um ato público pelos Direitos Animais.

Um colorido banner declarava: “Paz também aos animais”, exibindo uma pequena variedade de cores e formas da vida animal, convidando a refletir sobre o valor de cada ser em seu lugar no planeta. O público teve acesso a material informativo gratuito básico sobre temas como o abandono e maus-tratos a animais domesticados, adoção de animais de rua e as formas mais comuns de exploração animal, como a de animais usados para diversão, para “companhia”, em experimentos ou para consumo na alimentação, além de Legislação. Além disso, temas relacionados à causa também constavam nos impressos, como o do meio ambiente de forma geral e o de Saúde e Nutrição.

Além das centenas de panfletos gratuitos distribuídos, um material impresso estava à disposição para leitura local, como livros, revistas e notícias extraídas de variadas fontes. Os interessados também puderam adquirir a preço de custo apostilas sobre temas como o consumo de leite, produção animal e impacto ambiental, introdução ao vegetarianismo e o de ingredientes de origem animal ou ainda cópias de documentários importantes como Earthlings (‘Terráqueos’), Meet Your Meat e Meat The Truth.

Um outro banner, convidava à reflexão: “Já se imaginou… Ter nascido judeu na época do Nazismo?… Ter nascido negro na época da Escravatura?… E já se imaginou não ter nascido humano?”. E ilustrava em imagens a exploração humana e algumas formas comuns de exploração animal.

As pessoas interessadas eram esclarecidas com informações básicas e orientadas à consulta de fontes mais detalhadas. Também eram convidadas a responder um questionário breve de opinião pública, cuja finalidade é ter um referencial da mentalidade que a sociedade tem com relação ao assunto. Por exemplo, uma das questões era: “Se tivesse a certeza de que um produto que você compra causou o sofrimento a algum animal para ser produzido, você deixaria de comprá-lo?”. Quase a unanimidade dos entrevistados respondeu ‘sim’ a essa questão.

Como incremento da ação, uma ativista fantasiada de vaca também atraía a atenção dos transeuntes, tirava fotos com as crianças ou exibia um cartaz: “Se sua mãe não te dá mais leite, por que eu tenho que dar?”.

Mais uma vez, diversas reações positivas de aprovação das pessoas abordadas que tomavam conhecimento do assunto pela primeira vez ou que já se dispunham ao vegetarianismo mas não tinham acesso a informações básicas, confirmou aos voluntários a importância do trabalho.

 

Você viu?

Ir para o topo