EnglishEspañolPortuguês

Mais 43 pinguins são recolhidos mortos em um único dia no litoral de São Paulo

29 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+


Pinguins no litoral paulista (Foto: Por Reprodução)


Mais 43 pinguins mortos foram recolhidos no litoral de São Paulo nesta quarta-feira (28), de acordo com o Cram (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos) Reviva. A maior parte dos animais foi encontrada em praias do Guarujá (Baixada Santista), onde também surgiram a carcaça de uma tartaruga e de um lobo-marinho.

De acordo com a veterinária do Cram Reviva, Andréa Maranho, foram feitas necropsias em dois terços dos pinguins encontrados hoje. Os exames revelaram problemas semelhantes aos dos outros animais encontrados mortos neste mês, como ingestão de lixo e desequilíbrio energético. Ela afirma que os animais morrem em alto-mar e são trazidos até a praia pelo movimento das marés.

Maranho afirma que é comum o surgimento de animais marinhos mortos nesta época do ano, mas que neste ano o fenômeno está acima da média e deve se estender até meados de outubro.

Na semana passada, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou que mais de 560 animais marinhos entre pinguins, tartarugas e golfinhos haviam sido recolhidos desde o dia 6 de julho no litoral paulista.

Na sexta-feira (23), veterinários do Aquário Municipal de Santos, do Cram Reviva e do Ibama se reuniram em Cubatão para fazer um balanço da situação e avançar na investigação das causas. Mas como há suspeita de duplicidade na estatística, foi suspensa a divulgação de novos balanços.

“Está crescendo a cada dia, e não dá tempo de tabular. É como se a gente estivesse no olho do furacão, só quando acabar tudo isso a gente consegue tabular e dar um número mais preciso”, afirma Maranho.



Fonte: ClickPB

Você viu?

Ir para o topo