EnglishEspañolPortuguês

Segundo estudo, cachorros intuem o que ser humano está pensando

28 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Como crianças com as mãos na jarra de bolachas, cachorros roubam comida sorrateiramente para não serem pegos. Esse é o resultado de um novo estudo que reforça a tese que cachorros podem intuir de alguma forma o que os outros estão pensando.

Shannon Kundey, do Hood College, em Frederick, Maryland, EUA, e sua equipe, deram a 40 cachorros dois contêineres de onde eles poderiam obter comidas. Ambos os contêineres continham sinos, mas um deles não funcionava.

Quando alguém estava olhando, os cachorros comiam igualmente de ambos os contêineres. Mas, se a pessoa olhasse para outro lugar, os cachorros passavam a comer mais do contêiner que não fazia barulho.

Isso sugere que os cachorros sabiam que poderiam obter a comida sem que o observador os escutasse.

O estudo de Kundey, publicado na revista Applied Animal Behaviour Science, indica que cachorros podem representar para si mesmos como os outros percebem suas ações.

Segundo Marc Bekoff, da Universidade do Colorado, em Boulder, os achados são mais prova de que as habilidades mentais de humanos não são únicas. “Grandes macacos fazem coisas surpreendentes, mas outros animais também fazem”, afirmou.

Fonte: Folha Ciência

Você viu?

Ir para o topo