Órgãos assinam termo para preservar e recuperar espécies da fauna brasileira


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal brasileiro responsável pela atualização das Listas Nacionais Oficiais das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), instituição internacional de referência nas metodologias para avaliação e conservação de espécies conhecidas do planeta, firmam hoje, às 15h30, em Brasília, um termo de reciprocidade com o objetivo de facilitar as atividades colaborativas para avaliação, conservação e recuperação das espécies ameaçadas de extinção.

A assinatura será durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, promovida pelo Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que acontece até 3 de agosto na Capital federal. Delegações de mais de 180 países participantes deliberam sobre as novas candidaturas para inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, além de analisar o estado de conservação e/ou de risco dos que já são declarados Patrimônio da Humanidade.

Na opinião do coordenador de Espécies Ameaçadas da Diretoria de Conservação da Biodiversidade do ICMBio, Ugo Eichler Vercillo, a parceria entre essas duas instituições servirá para que o Chico Mendes aprimore sua equipe técnica, sobretudo ao passar a utilizar o sistema da IUCN para gerar os dados para a atualização da Lista Brasileira, agregando excelência à instituição federal neste processo. Por outro lado, segundo ele, a IUCN também se beneficia por atualizar o seu rol global de espécies com a lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção (que será produzida pelo Instituto Chico Mendes).

Foto: ICMBio

Fonte: EPTV


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

HOLOCAUSTO

INSPIRAÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>