EnglishEspañolPortuguês

Devolução de tartarugas ao mar assinala o Dia Nacional da Conservação da Natureza em Portugal

28 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Trata-se de mais uma missão de regresso ao mar, desta vez no dia que Portugal escolheu para homenagear o Dia Nacional de Conservação da Natureza. O Centro de Recuperação de Animais Marinhos do Zoomarine decidiu assinalar a data dizendo adeus a dois convidados muito especiais, “Hope” e “Hércules”.

A tartaruga “Hope” foi encontrada em janeiro por um grupo de pescadores de Tavira, presa num emaranhado de redes. “Hope” acabaria por perder mais tarde a barbatana peitoral anterior, que teve de ser amputada.

Nessa altura, “Hope” pesava cinco quilos e meio. Hoje, regressará ao estado selvagem com o dobro, numa operação que o Expresso vai acompanhar.

Mas, para que não se sinta só, “Hope” será libertada na companhia de  “Hércules”, que foi recolhido em Sines, também por pescadores. “Hércules” foi oferecida a um particular e este, quando se apercebeu que estava perante uma tartaruga marinha, entregou-a ao Zoomarine.

Hoje, as duas tartarugas-comuns, da espécie caretta, embarcam no NRP João Roby, da Marinha de Guerra Portuguesa, e rumarão a 12 milhas a sul de Portimão, no Atlântico. A bordo seguem  dois membros do Governo Português, os Secretários de Estado da Defesa Nacional e Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, e do Ambiente, Humberto Rosa.

Dia de atividades “verdes” no Parque Oceanográfico Zoomarine

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza, a 28 de julho, o Zoomarine preparou jogos e atividades para quem estiver no Algarve, sobretudo para os mais jovens, entre as 10h00 e as 19h30.

As atividades vão ajudar a “aprender e compreender alguns dos problemas mais prementes de conservação, associados, por exemplo, às tartarugas, um grupo de répteis que habita a Terra há cerca de 200 milhões de anos”, explica Élio Vicente, diretor do Departamento de Biologia.

À noite, criaças e adultos poderão descobrir a magia de A Incrível Odisseia da Tartaruga, de Nick Stringer. O filme, em estreia nacional, relata a história verídica de uma pequena tartaruga marinha que, desde o nascimento à idade adulta, segue as pisadas dos seus antepassados.

Fonte: Expresso

Você viu?

Ir para o topo