EnglishEspañolPortuguês

Médico vietnamita prova que o consumo de bile de urso faz mal para humanos

27 de julho de 2010
5 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Foto: AFP

O médico vietnamita tradicional de maior prestígio no país alertou consumidores a pararem de consumir produtos com bile de urso ou correm o risco de enfrentar danos de rim –ou até mesmo a morte.

O doutor Nguyen Xuan Houng se uniu à campanha da Animals Asia para acabar com fazendas de bile de urso depois de ver o efeito chocante que o “produto” causou em alguns pacientes, incluindo dois oficiais do governo que morreram depois de ingerir tônicos de bile de urso.

Dr Houng, membro da Tradicional Medicine Association do Vietnam – vencedor do título de Médico do Povo na melhor posição do ranking nacional – tratou dez pacientes de envenenamento por bile de urso desde 1985, incluindo dois que ele não pode salvar. O último paciente de Huong envenenado por bile foi atendido em 2006 – um homem de 55 anos que tomara bile por um tempo e teve icterícias. O diagnóstico foi que o dano ao rim tinha sido causado pela ingestão de bile de urso. Ele tratou o paciente a tempo, mas para outros foi tarde demais.

Quando um diretor de construção da província de Quang Ninh Province foi ao consultório do Dr Huong em 1995 já era tarde demais – sua pele estava amarelada, ele não podia falar e teve várias cirroses no fígado. Ele morreu duas semanas depois, com 50 anos. O diretor tinha consumido bile de urso com vinho para “melhor virilidade”.

O segundo caso fatal foi em 2002- um doutor de 75 anos de Hanoi, cujo filho criava ursos, havia tomado 2 cm3 de bile de urso com vinho. Quando ele chegou à clínica, seu corpo estava coberto de manchas negras e suas unhas estavam pretas e acabaram caindo. Dr Huong tratou o homem por um ano com medicina de ervas para melhorar o fígado, mas seus órgãos já estavam danificados demais e ele morreu de envenenamento.

“Em cada um dos dez casos houve danos no fígado, na maioria das vezes o órgão estava praticamente perdido – a parte que sobrara estava destruída, necrosada e endurecida”, disse o dr Huong. “Bile de urso também pode causar falha nos rins.” Ele disse que outros sintomas incluem perda de apetite, fadiga, olhos vermelhos, dores pelo corpo, sangue na urina e desidratação severa com altas taxas de transpiração.

De acordo com o site da Animals Asia, o doutor também disse que a bile de urso era usada na medicina tradicional e era vendida como “cura milagrosa” para dores de cabeça e impotência. “Li 17 mil fórmulas tradicionais e apenas seis mencionavam bile de urso, e mesmo assim o uso é mínimo e sem efeitos comprovados. As pessoas nunca deviam usar bile de urso – nem por desculpas como fertilidade e fortalecimento do corpo. Oitenta por cento dos consumidores de bile tiveram danos no fígado tomando doses pequenas de 2 cm3, e se você mistura com vinho de arroz, o dano será ainda pior.”

O Dr. Huong, que preencheu dois requisitos na Vietnam’s National Assembly, e repetidas vezes tentou levantar a questão, mas não lhe deram muito crédito. “Mesmo as pessoas mais intelectuais não entendem o perigo. Bile de urso tem uma utilidade para os ursos – ajuda na digestão, assim como a bile humana ajuda nossa digestão. É contra a natureza humana consumir bile de urso, ela ataca os órgãos – e os ursos ficam doentes quando sua bile é retirada. A bile é obviamente diferente entre as espécies e está lá para servir ao animal ao qual pertence.”

Foto: Newscientist

A fundadora da Animals Asia e da CEO, Jill Robinson, disse que espera a decisão de Huong para ir ao público e exigir que autoridades investiguem imediatamente o perigo do consumo de bile de urso. “Turistas coreanos estão formando filas para visitar fazendas de urso no Vietnã em excursões organizadas, muitos saindo de lá com bile fresca achando que conseguiram a cura de todos os males – e bile é vendida no mercado negro na China – e dali para o mundo. O quanto mais demora para as autoridades agirem, mais as pessoas ficarão doentes e possivelmente morrerão.”

O Dr. Huong, mestre medicina alternativa (TCM), praticante desde 1972, começou seus estudos em 1965. Ele vem de uma família de 16 gerações trabalhando para a TCM. Ele estudou por seis anos na Universidade de TCM de Pequim.

O diretor da Animals Asia do Vietnam, Tuan Bendixsen, disse que por mais que extração de bile de urso seja ilegal no Vietnam, a falta de fiscalização permite que o comércio continue crescendo. Os ursos são drogados –normalmente com uma droga ilegal, a cetamina -, removidos de suas gaiolas, contidos com cordas e perfurados no abdome com agulhas de 10 cm até a vesícula biliar. A bile é extraída com um cateter e bolsa medicinal. Existem cerca de quatro mil ursos em fazendas no Vietnã.

Em novembro de 2005, a Animals Asia assinou um acordo com o governo vietnamita para resgatar 200 ursos e cuidar deles no Vietnam Moon Bear Rescue Center, no Parque Nacional de Tam Dao. O centro de resgate da Animals Asia é atualmente o lar de 60 ursos resgatados pelo governo e está preparado para regatar ainda mais ursos das fazendas de bile.

Nota da Redação: Ainda que a bile dos ursos não fosse danosa à saúde humana, seu consumo não deveria existir sob nenhuma justificativa. Confinar animais e torturá-los para obter sua bile é uma violência imperdoável. Animais devem viver livres, com suas famílias, em seus habitats. Os animais não existem para servir aos interesses dos seres humanos. Quando isto será compreendido e respeitado? Ao que parece, talvez tarde, talvez nunca.

Você viu?

Ir para o topo