EnglishEspañolPortuguês

Barragens no rio Mekong ameaçam vida de peixes gigantes

27 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um dos maiores peixes de água doce do mundo está ameaçado de extinção, se um projeto prevendo a construção de uma série de barragens no Mekong, o maior rio do sudeste asiático, for realizado, advertiu nesta terça-feira (27) o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Numerosos peixes-gato do Mekong, que podem medir até 3 metros de comprimento poderão desaparecer, segundo a WWF, se essas estruturas separarem os locais de desova, compreendidos em diversos trechos do rio que atravessa a China, o Laos, a Tailândia e o Camboja.

Segundo a WWF, um quarto dos peixes gigantes do planeta vive no Mekong, um rio de 4,8 mil km de comprimento, que abriga, também, a raia pastenaga cujo peso pode atingir os 600 kg.

A construção de uma barragem na província de Sayabouly, no norte do Laos, uma das onze previstas no curso inferior do Mekong, é uma ameaça à sobrevivência do peixe-gato, cujo número diminuiu 90% em 20 anos.

A WWF teme, igualmente, que a construção sobre o Mekong modifique de forma irreversível o ecossistema do rio, afetando a pesca, uma atividade crucial para os quase 60 milhões de habitantes da região.

A organização adverte que há pelo menos 50 espécies migratórias de peixes no Mekong.

O peixe-gato gigante, considerado o terceiro maior do mundo, deixa o Camboja e sobe o Mekong para fazer a desova no norte da Tailândia ou no Laos. Teme-se que as barragens impeçam este movimento.

O peixe-gato gigante “não poderá simplesmente atravessar uma barreira do tamanho de uma barragem para atingir o local da desova contra a corrente”, estima Roger Mollot, biólogo da WWF no Laos. “Isso levará ao desaparecimento da espécie”, acrescenta.

Com informações do Diário do Grande ABC

Você viu?

Ir para o topo