EnglishEspañolPortuguês

Baleia-franca é avistada no canal dos Molhes, em Laguna (SC)

26 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Um grande emoção ver uma baleia nadando livremente. Foto: Marcelo Becker

Uma baleia da espécie franca surpreendeu moradores e alguns turistas ao entrar na tarde desta segunda-feira, 26,  no canal dos Molhes, em Laguna, no sul de Santa Catarina. Normalmente, o mamífero, que entre julho e outubro circula pelo litoral catarinense, faz aparições próximas da praia, principalmente na região entre Imbituba e Garopaba.

A passagem da baleia no canal de entrada da Lagoa Santo Antônio dos Anjos aconteceu por volta das 14h30. Mas, em pouco tempo, outros curiosos se dirigiram ao local para observar o espetáculo.

Segurança

A Polícia Ambiental de Laguna foi chamada e com a ajuda de uma lancha monitorou a área para evitar que barcos se aproximassem e colocassem em risco a segurança dela.” É uma medida de precaução para evitar que a baleia se assuste e acabe se ferindo ou encalhando”, explicou o sargento Jorge Euclides.

Dezenas de pessoas ficaram nas duas margens do canal para observar a baleia. Embora não tenha feito o tão esperado movimento de levantamento da cauda, o animal emergiu várias vezes para alegria de todos.

Até as 17h, quando a baleia deixou o canal e retornou para mar aberto, poucos barcos navegavam pelo local e, como estavam distantes, não a perturbaram.

Apesar de incomum, a entrada das baleias nos Molhes, em Laguna, não é inédita. A última aparição aconteceu em 8 de setembro de 2007.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo