EnglishEspañolPortuguês

Segundo especialistas, tempestade tropical levará mais óleo à costa e afetará animais

24 de julho de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Ondas e fortes ventos, provocados pela tempestade tropical Bonnie, empurrarão a maré negra para a costa do Golfo do México, causando mais danos a habitats sensíveis e animais da região, mas ajudarão a dissolver o petróleo lançado no mar, segundo disseram especialistas nesta sexta-feira (23).

Imagem captada de vídeo da petroleira americana BP mostra a nova tentativa de conter o vazamento de óleo no Golfo do México (Foto: Reuters)

A Bonnie chegará ao Golfo do México no sábado e avançará sobre o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos antes de entrar, no domingo, na costa da Luisiana, de acordo com prognósticos do centro nacional de furacões. “No leste da área onde a tempestade chegará ao território, o petróleo será levado com força para a costa e o petróleo que já está perto das margens será empurrado mais para o interior”, disse Peter Ortner, diretor do Instituto de Estudos Marinhos e Atmosféricos, da escola Rosentiel da Universidade de Miami.

“Como resultado, haverá maior dano a habitats frágeis, especialmente estuários e pântanos, e um efeito nocivo geral, dada a importância que estes ecossistemas do Golfo têm para todo o sistema produtivo e de reprodução”, advertiu. Para este especialista, uma das maiores preocupações atuais é a interrupção das operações de controle do vazamento e deixar o poço tapado sem possibilidade de retirar o petróleo para um navio-tanque na superfície de dois a quatro dias.

“Corre-se o risco de que isto resulte em outra perda de controle do petróleo” e na ruptura dos dispositivos que detêm a perda do poço, alertou. Na quinta-feira, as autoridades americanas ordenaram a suspensão das operações de controle do vazamento de petróleo da empresa petroleira britânica BP, e evacuar os barcos e pessoas mobilizados na região por pelo menos 48 horas até que a tempestade passe.

Ortner destacou que “um aspecto positivo será que a oeste de onde a tempestade vai entrar no território, o petróleo que estiver perto da costa será jogado para mais longe, e as praias e margens poderão ser lavadas pelas fortes chuvas e ventos que se dirigirem mar adentro”. Além disso, informou que “a degradação do petróleo poderia ser acelerada e se misturar mais com a água e por reexposição ao oxigênio em algumas áreas”.

Os ventos da tempestade Bonnie, que esta sexta-feira chegavam aos 65 km/h, “vão levar o petróleo da superfície até a costa e vão espalhá-lo por uma extensa área, especialmente na Luisiana”, lamentou Manhar Dhanak, diretor do Instituto Oceanográfico da Florida Atlantic University. O acadêmico considerou, ainda, que “o petróleo poderia ser empurrado pelos ventos rumo à corrente do Golfo”, uma circulação oceânica que se dirige para os keys do sul da Flórida e a costa leste dos Estados Unidos, podendo transportar a contaminação para estas regiões.

Embora a Bonnie “seja, por enquanto, uma tempestade fraca, vai gerar uma importante ondulação que, associada à arrebentação, vai produzir mistura e a dispersão do petróleo e da camada que flutua na superfície será mais indefinida” e mais difícil de controlar, avaliou Dhanak. Da mesma forma, o oceanógrafo e cientista Laurent Cherubin, também da escola Rosentiel de Ciências Marinhas da Universidade de Miami, opinou que, “enquanto a maré alta e os ventos ajudarão a diluir o petróleo e isto pareça um efeito positivo, (na verdade) não será tanto”.

“Há micro-organismos que estão morrendo e toda a cadeia alimentar oceânica morre em sua base”, explicou. Como resultado disto, “os animais podem escapar da tempestade, mas suas fontes de alimentação ficarão gravemente empobrecidas”, disse. “Por isso, embora a ameaça do petróleo visualmente pareça diminuir” por efeito de uma biodegradação maior, “vai aumentar seu impacto sobre pequenos organismos, ao incrementar a contaminação devido à dissolução do petróleo em pequenas partes”, explicou o cientista.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo