Poluição no rio Douro, em Portugal, causa mudança de sexo em peixes e moluscos


O rio Douro, em Portugal, está poluído porque há linhas de água contaminadas  drenando constantemente no estuário e porque as ETAR não funcionam como deviam. A contaminação causa doenças nos humanos e têm até mudado o sexo de peixes e moluscos.

“O estuário do Douro está hiperpoluído”, adverte Adriano Bordalo e Sá, hidrobiológo do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), no Porto, que há 25 anos estuda a área de 21,6 quilômetros que vai da barragem de Crestuma-Lever até à foz.

No ICBAS, fez-se contabilidade e os dados mais recentes têm poucos dias: “Temos de 200 a 500 vezes mais contaminação fecal do que a que nos permitiria ter bandeira azul na barra do Douro”, afiança o cientista. Essa poluição tem a principal origem nas descargas de águas residuais domésticas do milhão de pessoas cujas casas drenam, oficialmente ou não, para o estuário do Douro.

Há esgotos e outros resíduos, como químicos, presentes nos detergentes de uso doméstico,  chegando ao rio. Na urina humana, por exemplo, há vestígios de outros químicos, como a pílula contraceptiva ou antibióticos. Estes poluentes, aos quais se juntam, no mar, os anti-inscrustantes usados no casco dos navios e ainda hidrocarbonetos e DDT,  já causaram alterações detectáveis em espécies marinhas e de rio.

No Douro, foram encontradas tainhas e solhas que mudaram de sexo, salienta Bordalo e Sá. Verificou-se que as fêmeas ganharam características masculinas e, em alguns organismos, encontraram-se ovários e testículos, embora desenvolvidos. Na costa marítima, o mesmo se verificou na nucella, um búzio muito comum no litoral Norte de Portugal. Nas enguias, foram detectados problemas neurológicos e de crescimento.

Fonte: Jornal de Notícias


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

FELICIDADE

TRATAMENTO MÉDICO

PROGRESSO

GANÂNCIA

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

COREIA DO SUL

VEGANISMO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>