EnglishEspañolPortuguês

Governo anula campanha de extermínio de texugos na França

24 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Brenda Buschle  (da Redação – França)

O governador de Côte d’Or, na França, acaba de pôr um fim à campanha de matança de texugos, iniciada no último inverno. De acordo com o site da 30 Millions Damis, uma carta conjunta, assinada por mais de 70 associações, finalmente ganhou da decisão contestada pelo representante do Estado. Duas disposições governamentais encorajavam os caçadores a destruir sistematicamente esses animais, considerados os responsáveis pela propagação da tuberculose bovina.

Fonte: 30 Millions Damis

As associações de proteção aos animais não deixaram de relatar que essa suspeita foi negada cientificamente. No seu comunicado, a Aspas (Associação pela Proteção dos Animais Selvagens) e a RAC (União Anticaça) esclarecem que “dos 507 texugos mortos nas proximidades onde bois foram infectados pela tuberculose bovina, apenas 14 – ou seja, 2,8% – estavem contaminados. Em outras partes, nenhum estava”.

Os texugos de Côte d’Or já não estão mais ameaçados de extinção, mas infelizmente ainda têm sido destruídos em um raio de 1 km, ao redor de animais que foram infectados durante os três últimos anos.

Você viu?

Ir para o topo