Governo anula campanha de extermínio de texugos na França


Por Brenda Buschle  (da Redação – França)

O governador de Côte d’Or, na França, acaba de pôr um fim à campanha de matança de texugos, iniciada no último inverno. De acordo com o site da 30 Millions Damis, uma carta conjunta, assinada por mais de 70 associações, finalmente ganhou da decisão contestada pelo representante do Estado. Duas disposições governamentais encorajavam os caçadores a destruir sistematicamente esses animais, considerados os responsáveis pela propagação da tuberculose bovina.

Fonte: 30 Millions Damis

As associações de proteção aos animais não deixaram de relatar que essa suspeita foi negada cientificamente. No seu comunicado, a Aspas (Associação pela Proteção dos Animais Selvagens) e a RAC (União Anticaça) esclarecem que “dos 507 texugos mortos nas proximidades onde bois foram infectados pela tuberculose bovina, apenas 14 – ou seja, 2,8% – estavem contaminados. Em outras partes, nenhum estava”.

Os texugos de Côte d’Or já não estão mais ameaçados de extinção, mas infelizmente ainda têm sido destruídos em um raio de 1 km, ao redor de animais que foram infectados durante os três últimos anos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÍNDIA

RESGATE

ASFIXIA

NECROPSIA

SAUDADE

MAUS-TRATOS

FAMINTOS

SAÚDE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>