EnglishEspañolPortuguês

No Dia Mundial do Touro, ativistas conscientizam população de Mumbai sobre a crueldade da indústria leiteira

24 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinelatto ( da Redação)

Enquanto hindus são proibidos de machucar vacas, touros e bezerros, cerca de 80 mil novilhos são mortos todo ano na cidade de Mumbai para que o leite a eles destinado seja vendido para consumo humano.

Na quinta-feira passada, moradores das vilas ao redor da cidade foram visitados por ativistas de diversas ONGs que vacinaram os animais e educaram os fazendeiros. Eles também penduraram pôsteres nas escolas e colégios com informações de práticas cruéis da indústria leiteira.

“Todo ano, conduzimos visitas de check-up e vacinação no campo, para os novilhos. Damos aos touros injeções anti-tétano, já que estão sempre cercados de metais e pedras. Também iremos inspecionar se os animais estão sendo mau tratados e tentaremos educar os fazendeiros para que cuidem de forma apropriada dos bezerros”, disse Nilesh Bhanage, fundador da PAWS (Plant and Animal Welfare Society).

A ONG já recebeu várias denúncias de maus tratos, de outros criadores. “Descobrimos vários casos em que o bezerro é esfolado vivo e pendurado- na frente da mãe –para ‘aumentar a produção’”, disse Bhanage.

Grande parte da indústria leiteira local é formada por esses pequenos fazendeiros que vivem ao redor da cidade. Quando uma vaca ou búfalo fêmea dá cria, apenas as fêmeas são mantidas vivas, sendo que os machos são enviados para matadouros ou vendidos nas vilas vizinhas para trabalhos agrícolas.

Bezerros de apenas duas semanas de idade são usados também para produção de produtos de couro. Outros poucos acabam trabalhando em plantações de arroz, estima-se que cerca de 40 indivíduos.

A Federation of Indian Animal Protection Organisations (FIAPO), uma ONG que trabalha por animais de fazenda, também começou um programa de conscientização. “Escrevemos uma carta protesto para o chefe administrador Ashok Chavan para informá-lo das corridas de touros conduzidas na área rural de Maharashtra. Queremos que o governo proíba essa atividade cruel”, disse Sowmya Reddy, administradora da FIAPO.


Fonte: DNA India

Você viu?

Ir para o topo