EnglishEspañolPortuguês

Moradores que estão sendo removidos das áreas de risco poderão levar seus animais

22 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Moradores que estão sendo removidos dos bairros Cota, nas encostas da Serra do Mar, em Cubatão (SP), para ocuparem conjuntos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) terão a permanência de cães e gatos liberada nas novas unidades habitacionais, especialmente construídas para as pessoas que, durante décadas, moraram em áreas de preservação ambiental e de também de alto risco.

As remoções começaram no início desse ano, para diversas unidades do CDHU da região, e muitos cães e gatos ficaram para trás, deixados na mata, onde sofriam com o frio, a fome, ataques de outros animais, até morrerem.

Os moradores vinham sendo comunicados que não poderiam levar seus animais. Alertado por ONGs da proteção animal da região para esta situação dramática, o deputado federal Ricardo Tripoli recorreu ao Secretário Krahenbuhl e conseguiu liberar oficialmente ontem (21) a entrada de cães nas novas moradias.

A liberação para a manutenção de cães e gatos nas moradias constará das convenções condominiais dos conjuntos e, a princípio, poderão ficar nas unidades dois cães, sem limitação para gatos.

Outra vitória foi o comprometimento da CDHU de construir um centro para animais domésticos, destinado a cães e gatos que sobraram das remoções ou para aqueles excedentes das famílias.

O equipamento deverá ser mantido pela Prefeitura, que ainda realizará campanhas de castração e de adoção, com apoio das ONGs. Assim, os animais não ficarão perdidos na mata, poderão permanecer em segurança até conseguirem novos lares.

O deputado federal Tripoli, que já atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado, observa que “a remoção dos moradores dos bairros Cota, sobretudo das áreas de maior risco, é uma luta antiga, uma ação fundamental para o meio ambiente, mas sobretudo para as famílias que poderão morar com dignidade e conforto nos conjuntos do CDHU. Mas não podemos admitir que as pessoas tenham que abandonar seus cães e gatos. E essa vitória, que por enquanto é somente para os moradores removidos da Serra do Mar, com certeza é um precedente importantíssimo, que fortalece nossa luta para ampliar tal conquista para todas as regiões do País”.

Você viu?

Ir para o topo