EnglishEspañolPortuguês

Rinha de canários é desmontada na Paraíba

21 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Além de perderem a liberdade, animais eram usados para promover rinhas. Pelo menos foi o que admitiu o tutor dos bichos, quando fiscais do Ibama e da Polícia Militar chegaram à zona rural do município de São João do Rio do Peixe, a cerca de 550 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba.

Foto: Reprodução/EPTV

Foram apreendidos 22 canários-da-terra e dois bigodes, além de jaulas. Duas delas eram destinadas à prática de briga de canários. Ao responsável pelo local e pelas aves, foi aplicada uma multa no valor de R$ 12 mil. Segundo ele, participavam das “disputas” pessoas não só de São João do Rio do Peixe, mas de Cajazeiras, Sousa e outras cidades da vizinhança.

Segundo analista ambiental Jaime Pereira da Costa, coordenador de operações do Ibama no Estado, as ações de fiscalização na região do Alto Sertão da Paraíba fazem parte das operações de interiorização, que visam coibir as práticas de criação, comercialização e maus-tratos de animais silvestres, diga-se, bastante comuns na região.

Só neste ano já foram apreendidos mais de 1.200 animais silvestres e aplicadas perto de R$ 200 mil em multas. A Operação Zenaide (nome de uma espécie de ave migratória que ocorre neste período de chuvas na região) foi concebida para atender a uma grande demanda de denúncias da população do Alto Sertão da Paraíba.

Fonte: EPTV


Você viu?

Ir para o topo