EnglishEspañolPortuguês

Pernambuco cadastra animais vítimas da enchente; os abandonados serão mortos

21 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

As fortes chuvas que atingiram 67 municípios em Pernambuco não trouxeram sofrimento apenas para a população. Muitos animais morreram e outros perderam seus tutores. Em paralelo ao atendimento das famílias vítimas das enchentes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza, na Mata Sul, o cadastramento, a vacinação e o recolhimento de animais abandonados.

O trabalho ocorre em parceria com profissionais da Vigilância Ambiental Municipal de Recife, Jaboatão, Camaragibe e Olinda. As equipes registram os animais das ruas e dos abrigos fazendo a marcação com coleiras e verificando se eles têm tutores. Já foram cadastrados 333 animais nas cidades mais afetadas, sendo 275 em Barreiros e 58 em Palmares.

Se ninguém assumir a responsabilidade pelo cão ou gato, ele será levado para um dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) da Região Metropolitana do Recife. Até agora, 2 cães e 8 porcos foram apreendidos. No CCZ, eles serão avaliados clinicamente por veterinários. Os animais com tutores são mantidos junto a eles.

O intuito é de evitar a transmissão de zoonoses (doenças adquiridas em contatos com animais) como raiva, leptospirose, verminosese problemas de pele como sarna e fungo. Outra preocupação em relação à alimentação dos animais. Em algumas situações, os tutores chegam a dividir seus alimentos com eles.

Fonte: PE360º

Nota da Redação: Os animais que forem levados para os CCZs terão a morte como destino certo. Por trás de uma aparente preocupação com os animais está na realidade sendo feita uma limpeza para evitar possíveis contaminações entre os cães e gatos vítimas das enchentes e as pessoas. Em Pernambuco, quase a totalidade dos animais apreendidos são executados. Eles deveriam ser tratados e encaminhados para adoção. Os protetores do estado precisam ficar atentos e mobilizados para salvar os que não tiverem os tutores localizados.

Você viu?

Ir para o topo