EnglishEspañolPortuguês

Estado americano do Massachusetts proíbe cirurgias vocais em cães e gatos

21 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O estado americano do Massachusetts torna-se, esta quarta-feira (21), o primeiro a proibir as intervenções cirúrgicas de retirada das cordas vocais de cães e gatos, após muitos defensores dos direitos dos animais alertarem sobre essa prática cruel e totalmente desnecessária.

De acordo com a nova lei, quem, naquele território estadual, remover as cordas vocais de um animal sem haver motivo médico para tal pode ser punido com uma pena de prisão até cinco anos.

A legislação, assinada em abril pelo Governador de Massachusetts, Deval Patrick, é conhecida por Lei de Logan, e surge depois de um cão que foi sujeito a este tipo de cirurgia, ter sido abandonado.

Em declarações à agência Reuters, Brian Adams, porta-voz da Sociedade para a Prevenção da Crueldade Contra Animais de Massachusetts, afirmou que “retirar a voz de um animal é o equivalente a retirar a voz de uma pessoa ou a sua capacidade de comunicar”.

Embora algumas das vozes que se têm manifestado contra a nova lei refiram que esta proibição vai contribuir para o aumento do abandono de animais, Adams adiantou que, no ano passado, a associação não recolheu qualquer cão ou gato abandonado por estes fazerem demasiado barulho.

Os defensores do novo quadro legislativo defendem que é importante que os tutores entendam as necessidades e motivações dos animais para fazerem barulho. Esta “cirurgia de silenciamento” pode ir de encontro aos interesses dos tutores, mas não da saúde e bem-estar dos animais, sublinham.

Na Dinamarca e no Reino, a realização deste tipo de intervenção cirúrgica sem que haja motivos médicos é proibida.

Fonte: Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo