EnglishEspañolPortuguês

Órgão da ONU incita fazendeiros a usar pistolas de pimenta para afastar elefantes

20 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Amanda Grimm (da Redação)

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) está aconselhando fazendeiros a usarem pistolas com balas de pimenta para afugentar elefantes que circulam em suas plantações, entre outros tipos de crueldade contra animais selvagens.

Foto: Reprodução/Correio da Manhã

A incitação à violência contra os animais faz parte de um kit produzido pela FAO, que tem como argumento o objetivo de orientar as pessoas sobre como evitar confrontos com animais selvagens e, assim, poupar vidas. A ONG WWF, que se intitula uma ONGde defesa da fauna, também fez parte do projeto.

Segundo o kit, a estimativa do prejuízo causado pelos elefantes quando eles “invadem” plantações para se alimentar chega a US$ 510 por fazendeiro, em Camarões. Mas os animais odeiam um tipo de pimenta, e os fazendeiros podem usar uma arma especial de plástico que atira bolas de pingue-pongue com a pimenta para afugentá-los.

Entre vários absurdos publicados no livro, elaborado em conjunto por especialistas de várias entidades ligadas à pesquisa agrícola, um deles sugere deixar ao alcance dos animais um pão com uma cobra, de preferência viva, dentro dele, para afugentar babuínos. Assim, ao tentar comer o “sanduíche de cobra”, os babuínos teriam um grande susto e, no futuro, passariam a evitar o local.

Segundo René Czudek, funcionário do setor de Florestas e Vida Selvagem da FAO, a população da África deve dobrar de um para dois bilhões nos próximos 40 anos. Com isso, homens e animais terão que compartilhar espaços cada vez menores, o que ameaça a vida, a saúde e o sustento, tanto da população como dos animais.

Com informações do Estadão

Nota da Redação: Espantar os animais por meio de maus-tratos não é solução: é violência e tortura. Uma das poucas soluções coerentes do kit da FAO consiste em aconselhar que os fazendeiros façam suas plantações em locais de difícil acesso aos animais. Os animais é que são vítimas da devastação de seus habitas pela ação humana, e não o contrário. Que isto permaneça claro na compreensão de todos.


Você viu?

Ir para o topo