EnglishEspañolPortuguês

Universidade de Valência realiza seminário sobre direitos animais

19 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação)

O Instituto de Direitos Humanos de Valência (IDH) realiza nesta semana um seminário sobre os novos Direitos dos Animais. Entre outros temas, serão postos em questão as corridas de touros e os maus-tratos aos animais em festas populares. O seminário será realizado no salão da Faculdade de Direito e começará no dia 20 de julho, às 9h45, pelo reitor Salvador Mantesinos e pela diretora de Direitos Humanos, Consuelo Ramón.

As jornadas são atividades complementares do cursode Direito e faz 5 anos que acontecem anualmente. Segundo afirma a professora Consuelo Ramón, “trata-se de uma iniciativa pioneira no âmbito universitário espanhol”, já que outras universidades começaram também a colocar o assunto em pauta, como a Universidade Autônoma de Barcelona e a Universidade Carlos III de Madri.

Por esse motivo, explica que “nesta edição pretendemos refletir sobre os direitos dos animais de uma ótica global, que vai além  das teses puramente animalistas, para demonstrar as implicações existente entre o bem-estar animal e o humano”.

As palestras realizadas na terça-feira serão ministradas pelos professores Roberto Perez Salom, especialista em direito Internacional Público, e Vicenta Cervello, especialista em Direito Penal, além da conferência inaugural que será feita pelo professor Valerio Pocar, docente de Sociologia do Direito da Universidade de Milão, Itália. Além disso, será exposto um painel no qual José Gómez Lechón abordará as alternativas para a experimentação animal. Logo depois Victor Merino analisará os efeitos das epidemias em relação à segurança dos animais. Já a pesquisadora Raquel Vañó avaliará o quão custoso é, para o meio ambiente, o consumo de carne.

Na quarta-feira serão abordadas as iniciativas em favor dos animais e, entre outros temas, contará com a pesquisadora Encarnación La Spina, que analisará os maus-tratos contra animais nas festas populares e questionará a racionalidade deste tipo de heranças culturais e tradições.

A quinta-feira será destinada à proteção dos animais em âmbitos específicos e contará com o veterinário José Enrique Zaldívar, que analisará o sofrimento dos animais na “tauromaquia”. Depois, o diretor executivo do Projeto “Gran Simio”, Pedro Pozas, apresentará seu trabalho junto aos professores Valentín Bou e Elena Lopez Almansa.

As jornadas serão finalizadas por Javier de Lucas, docente de Filosofia do Direito, com a exposição de seu tema “Proibir as corridas de touros? O debate no Parlamento e além dele”. Javier Lucas foi um dos especialitas que interveio recentemente no caso que teve lugar no Parlamento de Catalunha sobre a corrida de touros. A Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Valência ajudou na reunião onde foi aprovada a lei de proibição das corridas de touros.

Com informações de AnimaNaturalis

Você viu?

Ir para o topo