EnglishEspañolPortuguês

Fotógrafo flagra fêmea de urso-polar caminhando em navio da National Geographic

19 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato  (da Redação)

Com as patas apoiadas no grande casco de metal, esse urso-polar curioso fica frente a frente com o navio Explorer da National Geographic.

Fotografada do deck do navio, na região norueguesa de Svalbard, a pequena fêmea de urso-polar encantou a tripulação enquanto inspecionava o navio.

O fotógrafo da vida selvagem, Michael Nolan, viajou para a Noruega em junho para capturar a vida selvagem magnífica das regiões polares.

Tendo passado mais de um mês a bordo do Explorer, Michael teve sorte de participar do encontro incomum na semana passada.

“A fêmea teve de nadar e atravessar mais de um quilômetro de gelo para chegar ao navio, que havia parado e desligado os motores por causa do gelo na ilha de Spitsbergen do arquipélago Svalbard, Noruega”, disse o americano de 48 anos. “A ursa mostrou muita curiosidade ao ir de popa a proa do navio, voltando para a lateral e se levantando nas patas traseiras.”

A tripulação ficou encantada ao se debruçar na beirada do navio e ver a ursa olhando direto para as câmeras, ele disse.

Olhando as imagens depois do evento, Nolan, fotógrafo da vida selvagem por 22 anos, disse que deve ter sido a primeira vez que a ursa encontrou-se com humanos.

“Que ursa maravilhosa! Ela provavelmente acabou de se separar da mãe”, ele disse. “Acreditamos que a curiosidade e ousadia do encontro devem-se por ela ainda não ter sido marcada com rastreadores. Por nunca ter visto humanos, ela ficou interessada em ver de perto o navio e as pessoas.”

Ao contrário das principais populações de urso-polar, os ursos de Svalbard são um dos dois grupos que estão aumentando (o outro é no Canadá), graças à proibição da caça dos próprios ursos e de suas presas, como a morsa.


Com informações do Daily Mail

Você viu?

Ir para o topo