EnglishEspañolPortuguês

Filhote de baleia jubarte não resiste e morre após 24 horas de encalhe

19 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Acervo do Instituto Biota de Conservação

Morreu nesta manhã de segunda-feira (19) o filhote de baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) que encalhou na praia do Morro do Camaragibe, localizada no município da Barra de Santo Antonio (AL), na tarde de ontem (18). O animal media aproximadamente 4,5 metros e era fêmea.

O Instituto Biota de Conservação, juntamente com o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), realizou o socorro do animal, durante 24 horas, mas o mamífero não resistiu e entrou em óbito.

De acordo com o presidente do Biota, Bruno Stefanis, o filhote era recém-nascido e pode ter se perdido da mãe durante a rota de migração.

“Ela ainda apresentava resquícios do cordão umbilical. Há a probabilidade de que ela tenha se perdido da mãe durante a rota de migração, onde essas baleias procuram águas tropicais para se reproduzirem”, explicou.

Stefanis contou que o Instituto recebeu a informação sobre o encalhe na manhã deste domingo (18), por meio de uma ligação de moradores que residem na praia. Ele informou ainda que o grupo conseguiu reintroduzir o animal por sete vezes no mar, mas a baleia voltava a encalhar novamente.

“O animal estava vivo, mas muito debilitado. Conseguimos reintroduzi-la por várias vezes, mas ela sempre voltava a encalhar, acreditamos que por alguma questão fisiológica do próprio animal”, disse.

As equipes de resgate chegaram a se revezar, passando a noite com o animal, mas não foi o suficiente para evitar que ele entrasse em óbito. As instituições fizeram coletas de materiais biológicos para estudos científicos e enterraram a carcaça da baleia no local para posterior resgate da ossada.

Há cerca de dois anos um outro filhote da mesma espécie de baleia foi encontrado morto na mesma praia. Conforme o presidente do Biota, a temporada de migração vai deste mês de julho a dezembro.

Fonte: Gazeta Web

Você viu?

Ir para o topo