EnglishEspañolPortuguês

Peixes aparecem mortos em rio português

18 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Peixes mortos vêm aparecendo no rio Ardila, numa zona da freguesia de Santo Amador, concelho de Moura, mas as autoridades ainda desconhecem as causas, disseram hoje fontes autárquica e da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo.

Os peixes mortos foram detectados numa zona conhecida como Porto de Santo Amador, disse à Agência Lusa o presidente da Câmara de Moura, José Maria Pós-de-mina, escusando-se a estimar quantidades.

A ARH do Alentejo, que foi hoje alertada para a situação pela Câmara de Moura, “já enviou uma equipe para o local para tirar fotografias e recolher amostras de água”, que vão ser analisadas para se apurarem as causas da morte dos peixes, adiantou à Lusa fonte da instituição.

Os resultados das análises deverão ser conhecidos sexta-feira, previu a fonte, referindo que a ARH do Alentejo quer saber se a morte dos peixes se deve “à falta de caudal no rio, a cianobactérias ou a outra causa”.

Segundo o autarca de Moura, a morte dos peixes pode dever-se “à falta de oxigénio na água, devido ao baixo caudal do rio e ao calor”.

O rio Ardila, que nasce na Espanha e desagua em Portugal, na margem esquerda do Guadiana, é fonte de abastecimento público de água de cinco freguesias rurais do concelho de Moura. A situação “não irá afetar” a qualidade da água fornecida às populações das cinco freguesias, porque “os peixes mortos foram detectados a jusante do sistema de captação de água”, garantiu José Maria Pós-de-mina.

Contactada pela Lusa, a presidente da ARHA, Paula Sarmento, disse que só teve conhecimento da situação hoje de manhã e remeteu esclarecimentos para sexta-feira. No entanto, frisou, “nesta altura do ano, devido ao calor”, o aparecimento de peixes mortos “não é uma situação anômala em cursos de água com o escoamento que o rio Ardila tem”.

Fonte: Diário Digital

Você viu?

Ir para o topo