EnglishEspañolPortuguês

WE3 – Instinto de sobrevivência

17 de julho de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Esta é uma história triste. Ela narra o ponto crucial da vida de três indivíduos que, mesmo não tendo nada em comum, se tornam amigos. Mas isso só ocorre depois de sequestrados por agentes do governo estadunidense. Durante o cárcere, o trio passa por uma sessão horrível de testes e treinamentos. Após um longo período, enfim, são transformados em armas letais para uso escuso do governo. Esta seria uma história qualquer, se não fosse o trio protagonista formado por um cachorro, um gato e um coelho.

imagem do we3

 A trama foi criada pela dupla de escoceses Grant Morrison e Frank Quitely. O primeiro é o escritor, o segundo o desenhista. Publicada em 2004 pela DC/Vertigo, nos Estados Unidos, a série WE3 – Instinto de sobrevivência teve a versão nacional lançada no final de 2005. Não foi por acaso. WE3 é considerada um marco na carreira de ambos os artistas e ganhadora de dois Prêmios Eisner (o “Oscar dos Quadrinhos”), como melhor letrista e artista, além de ter sido considerada a melhor minissérie de 2005 pela revista Wizard (uma das mais famosas revistas de HQs dos EUA).

 O breve resumo dado acima não chega a arranhar a complexidade da narrativa criada por Morrison. O escritor, famoso por textos fora do lugar comum, cria uma trama baseada na solidão, melancolia e vontade de viver.

 Os três animais principais – cão, gato e coelho – depois de transformados em armas são postos para realizarem todo tipo de serviço sujo. Após muito labutarem, os três se juntam em uma fuga, motivada por reencontrarem seus lares. Isso se dá devido ao fato de que todos eles, antes de passarem pelo terror científico, eram meros animais de estimação, que, em um triste dia, se perdem de seus “donos”.

Como os três, até então, eram os espécimes mais bem acabados do laboratório ultrassecreto da Força Aérea norte-americana e tinham fugido em plena luz do dia, dá-se início à caça. Durante todo o processo são mostrados os percalços passados pelos animais, entrecortados pelo que ocorre nos bastidores do laboratório.

Morrison explora a angústia dos três cobaias em fuga e a mente distorcida e deturpada da ciência. No final, ele ainda acrescenta razão e sentimento a determinado tipo de cientista, não sem antes mostrar a face fria, hipócrita e inescrupulosa de outros. WE3 é uma história que não poderia ser diferente vindo de Grant Morrison, autor que ficou bastante conhecido, também, por “ressuscitar” o personagem Homem-Animal, da DC Comics – que é um dos poucos heróis vegetarianos dos quadrinhos e assunto para outra oportunidade.

Os desenhos são um deleite a parte. Quitely impõe cenas de ação alucinante. O senso de movimento, enquadramento e experimentação são ótimos. Com outra arte a narrativa não teria tido a mesma dinâmica e eficácia. Com certeza!

Por fim, além de uma boa crítica, a HQ explora bem os sentimentos do leitor (em várias partes é comum ser abatido por profunda tristeza). Mais que recomendada, a leitura deste material se torna obrigatória aos apreciadores de quadrinhos, principalmente aos que se preocupam com o fim do especismo.

Ficha técnica:

capa do we3

Edição Especial
Número de páginas: 112
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 18,90
Editora: Panini Comics

Você viu?

Ir para o topo