EnglishEspañolPortuguês

Maior rodeio do mundo teve início em julho e já matou quatro cavalos, em Calgary, no Canadá

15 de julho de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

O maior rodeio do mundo é realizado anualmente na cidade de Calgary, Canadá, e está provocando a fúria dos ativistas dos direitos animais. O evento, chamado de “Calgary Stampede”, já matou quatro cavalos este ano.

Foto: Digital Journal

Uma campanha contra o rodeio acaba de ser lançada pelo Grupo pelos Direitos dos Animais de Calgary, e a seguinte mensagem foi veiculada esta manhã na CTV (rede local): “Todos os anos animais são feridos e mortos em nome do entretenimento, sem falar nos animais que morrem ainda nas sessões de treinamento.”

Os organizadores do Stampede afirmam que o rodeio “não é cruel com os animais” e alegaram à CTV que novas regulamentações foram aplicadas para “proteger” os animais. Dentre as práticas que incomodam os ativistas estão o laço de bezerros e a clássica montaria em cavalos e bois. A lista da oposição contra o Calgary Stampede é longa, incluindo organizações como a Humane Society e até políticos do Reino Unido que atualmente engrossaram o coro pelo fim desse evento brutal.

O rodeio, que ocorre há muito tempo no Canadá, teve início no dia 9 de julho. De acordo com o Canadian Press, quatro cavalos já morreram. Um dos cavalos sofreu um ataque cardíaco enquanto era montado por um peão no domingo, outro correu tanto que acabou quebrando a coluna e foi sacrificado. Os oficiais do evento publicaram o seguinte comunicado oficial:

“Durante o Calgary Stampede anual, mais de 7.500 animais vão participar de eventos de exibição, competição e educação. Nós cuidamos com muita seriedade de nossos animais – e estamos sempre trabalhando para melhorar as práticas.”

Os defensores do rodeio também alegam que ele é parte da tradição da cidade, que garante o movimento turístico e que marca a história do Canadá por meio de práticas como o laço, a montaria e o pastoreio.

Já a Humane Society de Calgary se mostra claramente avessa ao uso de animais para o entretenimento, mas acredita que por hora é possível investir em mudanças para protegê-los dentro do rodeio. Os esforços atuais da organização se concentram em tornar as regulamentações mais severas.

Os oficiais do Stampede dizem estar “chateados” com a morte dos cavalos. As mortes de animais parecem muito comuns em rodeios, e mais de 50 cavalos já morreram na Calgary Stampede desde 1986. No ano passado, foram três cavalos e um touro mortos.

O Calgary Stampede é mais um evento que gera lucro e entretenimento às custas do sofrimento e exploração dos animais. A manutenção do rodeio por tantos anos só demonstra que o governo local ainda não foi capaz de dar um basta a um festival de tortura encoberto pela “tradição”. Se realmente houvesse preocupação em manter a cultura da região, que fossem mantidos apenas os valores éticos, e não hábitos cruéis.

Com informações de Digital Journal

Por Marcela Couto (da Redação)

Você viu?

Ir para o topo