EnglishEspañolPortuguês

Após mortes de dezenas de animais, Justiça afasta diretor do Zoo de Goiânia

15 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O juiz Sebastião Luiz Fleury, da 3ª Vara da Fazenda Pública Municipal, determinou nesta quarta-feira (14) o afastamento imediato do diretor do Zoológico de Goiânia, Raphael Cupertino. A decisão foi tomada depois da morte de uma zebra, no fim de semana. Desde o ano passado, mais de cem animais morreram no local que está fechado há um ano.

No despacho, o magistrado alega que “o caos tomou conta do zoológico, onde só tem aumentado a ocorrência de mortes e desaparecimentos de animais”. A decisão atende a um pedido do promotor de Justiça Glauber Rocha Soares que propôs, em fevereiro, ação de improbidade administrativa contra Cupertino. Ainda cabe recurso por parte do diretor do Zoo.

“A direção do Zoológico, desde o pedido do Ministério Público, não tomou providências e também não explicou o que está ocorrendo. Além disso, temos a informação de que funcionários foram coagidos para não comentar as mortes”, diz Fleury.

De acordo com o magistrado, na época do pedido do MP, a decisão “seria uma medida drástica, violenta e excepcional”.

No ano passado, pelo menos 77 animais morreram no Zoo de Goiânia. O inquérito policial aberto, no entanto, descartou crime na morte dos animais.

Fonte: O Globo

Nota da Redação: Zoológicos não deveriam existir. Todos os animais merecem viver em liberdade, na natureza. Em vez disso, os animais são retirados de seus habitats, para viverem confinados em ambientes artificiais destinados ao entretenimento humano, os zoos. Além dessa violência fundamental a que são submetidos, passam ainda por sofrimentos outros, como é o caso desses animais que animais vivem e morrem sob condições extremamente estressantes e cruéis. Quando isso terá fim?

Você viu?

Ir para o topo