EnglishEspañolPortuguês

São Paulo ganha a primeira sala cirúrgica para castração gratuita de cães e gatos

14 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Da esquerda para a direita, Inês Romano, diretora de Covisa; Luisa Mell; Dra. Ana Claudia Mori, gerente do CCZ; Dra. Déborah Ferreira da Silva, médica veterinária da Suvis de São Mateus; e o vereador Roberto Tripoli Foto: Regina Macedo

São Paulo terá sua primeira sala cirúrgica para a castração de cães e gatos em uma Subprefeitura da cidade. A sala de cirurgias foi inaugurada na Subprefeitura de São Mateus, após cinco anos de luta do movimento de proteção animal com ajuda do vereador Roberto Tripoli (PV). Agora São Mateus tem um centro de cirurgia para castração de cães e gatos, com equipamentos básicos e salas de apoio.

Em 2006 o Poder Público divulgou que instalaria salas em pelo menos 20 Subprefeituras nos próximos anos. A primeira delas foi construída na Cidade Ademar, em 2006, mas nunca foi inaugurada. Conforme a diretora do CCZ, Dra. Ana Claudia Mori, o equipamento atenderá somente casos de denúncias que envolvam animais não castrados que serão encaminhados para cirurgia.

Esses casos, em geral, envolvem excesso de animais em uma única residência, a maioria sem castrar e sem os devidos cuidados. Os que tiverem condições de passarem pela cirurgia serão retirados, esterilizados e devolvidos para a pessoa responsável, que deverá ficar responsável pelo pós-operatório. Isso acontecerá em dois dias da semana.

Segundo Claudia Mori, deverão ser atendidos também cães e gatos comunitários, que vivem em praças, ruas e tem pessoas que podem se responsabilizar pelos cuidados no período pós-cirúrgico. Quanto à demanda de animais com tutores residentes na região, serão atendidos nas clínicas e ONGs conveniadas com a Prefeitura.

A novidade é que os tutores de cães e gatos poderão cadastrar seus animais nas Subprefeituras. Esse atendimento começará a ser feito como projeto piloto, somente na Subprefeitura de São Mateus, onde o RGA já pode ser feito.

Atualmente, os tutores de animais de todos as regiões da cidade que queiram castrá-los gratuitamente devem dirigir-se somente ao CCZ, em Santana (Zona Norte), para cadastramento e encaminhamento à clínicas veterinárias conveniadas. A promessa é a descentralização total do cadastramento para castração e emissão do RGA.

Você viu?

Ir para o topo