EnglishEspañolPortuguês

Rinha de canário é desmontada em São João do Rio do Peixe (PB)

14 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Atendendo a denúncias da população da região do Alto Sertão da Paraíba, a equipe de fiscalização do IBAMA-PB, em conjunto com a Polícia Militar, desmontou, no último final de semana, uma rinha de canários na zona rural do município de São João do Rio do Peixe, que fica a cerca de 550 km de João Pessoa.

Na operação, foram apreendidos 22 canários-da-terra e dois bigodes, além de jaulas, inclusive duas destinadas à prática de briga de canários, bem como foi aplicada multa no valor de R$ 12 mil.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS do IBAMA-PB, para avaliação da prática de maus-tratos, tendo em vista que o infrator confessou à equipe de fiscalização que os canários eram utilizados para a prática de rinha (briga), com a participação de pessoas de São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Sousa e cidades.

De acordo com o coordenador de operações do IBAMA-PB, o Analista Ambiental Jaime Pereira da Costa, as ações de fiscalização  na região do Alto Sertão da Paraíba fazem parte das operações de interiorização, que visam a coibir as práticas de criação, comercialização e maus-tratos de animais silvestres, que são comuns na região.

Neste ano de 2010, mais de 1.200 animais silvestres foram apreendidos na região, cerca de R$ 200 mil de multas  e centenas de advertências foram aplicadas.

“Embora a aplicação das sanções administrativas sejam discricionárias, ou seja de responsabilidade dos agentes ambientais federais, eles são orientados a aplicar, quando a legislação permite, as sanções de advertência, ao invés de multas pecuniárias”, concluiu.

Fonte: Paraiba.com.br

Você viu?

Ir para o topo