CCZ promove mutirão gratuito de castração de animais


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Paulo, promove um mutirão gratuito de castração de cães e gatos, a partir des segunda-feira, 12, até quarta (14), em Americanópolis, zona sul da capital. A ação ocorrerá na Emef Maria Lucia dos Santos, localizada na Rua Estampa Esportiva, 55.

Para participar, os interessados devem ter comparecido, nos dias 7 e 8 deste mês, à unidade escolar para cadastramento dos animais. Cada inscrito terá o direito de solicitar a castração de até dez animais e, no ato da inscrição, será informado o horário do procedimento cirúrgico do animal. A expectativa é de que sejam castrados 500 animais nos três dias do mutirão.

“A esterilização, além de impedir crias indesejadas, pode ter como resultado animais mais caseiros, menos agressivos (dependendo do tipo e se castrados antes da puberdade), diminuindo as fugas e o risco de se perderem e serem atropelados”, afirma a médica-veterinária Tamara Leite Cortez, do CCZ.

“A ação também promove a redução de doenças causadas por hormônios (tumor de mamas, de próstata etc.) e o desenvolvimento de doenças comuns no útero e nos testículos. Apesar de a agressividade dos animais diminuir, eles continuam bons cães de guarda e podem crescer mais do que animais não castrados”, explica Tamara.

O mutirão gratuito de castração faz parte do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos. Os animais castrados sairão já com o Registro Geral de Animais (RGA) e vacinados contra a raiva.

O CCZ realizou, no fim do ano passado, estudos para determinar quais distritos administrativos deveriam ser priorizados e quais áreas mais precisam desse serviço em 2010. Para isso, utilizou indicadores como índices de exclusão social, casos de agressão por animais, densidade populacional de cães, porcentual homens-cães e pedidos de remoção de cães soltos em via pública.

O CCZ realiza, ainda, o cadastramento dos animais para castração gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Essas cirurgias são realizadas em clínicas veterinárias contratadas. Para tanto, é necessário que o tutor do animal leve RG, CPF e comprovante de residência. Se o animal já tiver RGA, é importante também levar esse documento.

Fonte: Estadão


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PUNIÇÃO

MAUS-TRATOS

SEGUNDA CHANCE

CENSURA

DESPERTAR

PROTEÇÃO

HOLOCAUSTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>