EnglishEspañolPortuguês

Secretário teme abandono de 3 mil cães com transferência de moradores

11 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A mudança dos moradores dos bairros-cota, em Cubatão, na baixada santista, em SP, e de outras regiões da reserva florestal na Serra do Mar, está causando uma preocupação ao secretário muncipal de Saúde da Cidade, Vandejacson Bezerra.

Com a transferência das cerca de 12 mil pessoas, por volta de 3 mil cães que moram com elas em casas de madeira e alvenaria nas áreas de risco do Município também terão que sair. Mas, segundo suspeita do secretário, os animais acabarão sendo abandonados na serra.

Foto: Reprodução/A Tribuna

Conforme o que determina o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, promovido pelo Governo do Estado, as famílias passarão a ocupar apartamentos em fase de construção no Jardim Casqueiro, bolsões 7 e 9, em Cubatão.

Por isso, conforme o secretário, a melhor solução para esse quadro que classifica de dramático, é promover um mutirão de castração, com a ajuda de veterinários do Governo do Estado.

Hoje, já existem cães e gatos abandonados por famílias que mudaram-se do Grotão da Cachoeira, na Cota 95, para apartamentos construídos pela CDHU em Praia Grande. A mudança mais recente ocorreu nesta semana.

Com informações do Jornal A Tribuna

Nota da Redação: Não faz sentido que as famílias desloquem-se para outro lugar sem levar consigo seus animais. Abandoná-los pelo caminho não é uma atitude de quem respeita, ama e cuida. Não ficou claro na matéria do jornal A Tribuna, se os animais estariam impedidos de mudar juntamente com as famílias aos novos apartamentos, ou se as famílias estariam mesmo dispostas a abandonar os seus companheiros animais. Ambos os casos caracterizam ato criminoso, que desrespeita e viola os direitos animais. Deve haver uma política severa, não apenas de castração dos animais, mas de adequação das moradias, de modo a comportar também os animais, que são parte da família que se muda.

Você viu?

Ir para o topo