EnglishEspañolPortuguês

Macacos são explorados por talibãs na guerra contra os Estados Unidos

11 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Além de todas as formas de exploração a que os animais são submetidos diariamente, também são transformados em instrumentos de guerra. Como se já não bastasse toda a crueldade com os animais cometida por seres humanos, os talibãs estão treinando macacos para aprenderem a manusear armas e atacarem o inimigo na guerra contra os Estados Unidos.

Macaco soldado (Foto: PrensAnimalista)

De acordo com reportagem publicada no PrensAnimalista, correspondentes britânicos têm observado “macacos soldados” que carregam rifles AK-47 e metralhadoras na fronteira com o Paquistão. Os Estados Unidos já classificam os primatas como “macacos terroristas”.

No entanto, vale lembrar que os Estados Unidos não estão imunes à exploração de animais na guerra. Entre os anos 60 e 70, o país do tio Sam treinou um grande número de macacos durante a chamada “Operação Banana”, enviando os animais ao território vietnamita a procura de combatentes inimigos, nos locais em que os soldados americanos não conseguiam chegar.

O número de animais utilizados em experimentos de guerra é impressionante. Segundo fontes do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por ano morrem ou são gravemente feridos cerca de 320 mil animais, entre primatas, porcos, cabras, ovelhas, coelhos, gatos e outros animais.

Como se não bastasse a guerra sangrenta que os seres humanos travam diariamente contra os animais, esses seres indefesos também são condenados a participar de conflitos em busca de poder, riqueza, imposição de ideais, etnia ou religião. As guerras já não são justificáveis por si só. Mas se seres humanos querem promover a guerra, que deixem em paz ao menos os animais.

Você viu?

Ir para o topo