EnglishEspañolPortuguês

Jornal Nacional culpa animais por disseminar doenças em Alagoas

9 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Amanda Grimm  (da Redação)

O Jornal Nacional da última terça-feira (06) transmitido pela Rede Globo exibiu uma matéria equivocada, reproduzindo informações discriminatórias de médicos veterinários de Alagoas, que culpavam cães e gatos abandonados, que também foram vítimas das enchentes, pela propagação de doenças no estado.

Para quem assistiu a matéria, que tinha como enfoque a contaminação da água e a transmissão de doenças, a impressão era de que o jornalista William Bonner estava dizendo: os animais são perigosos para a saúde humana.

Lamentável que uma emissora do porte da Rede Globo tenha cometido um descuido dessa proporção pois, ao invés de usar sua influência para conscientizar o telespectador, coloca no ar uma matéria que pode incentivar uma política de extermínio de animais.

A mídia não pode ser usada para criar pânico, tem que informar, esclarecer. Seria muito mais construtivo fazer uma colocação mostrando a importância de salvar os animais e prevenir as doenças que podem acometê-los.

Os veterinários de Alagoas não se preocuparam em realizar uma campanha para vacinar e castrar os animais, vítimas também, apenas alertou para o “perigo” que eles representam. Perigo mesmo é como os animais humanos tratam os animais de outras espécies.

Assim como as pessoas, os cães, gatos, vacas, bodes e todos os outros animais precisam de socorro.

Para quem não viu a matéria, assista aqui.

Você viu?

Ir para o topo