EnglishEspañolPortuguês

CRMV emite parecer favorável à castração química de cães

8 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Luis Fernando Klava
[email protected]

A Rhobifarma, laboratório responsável pelo Infertile, medicamento voltado para a esterilização química de cães, lançado há pouco mais de um ano no Brasil, apresenta algumas novidades.

Entre elas está o parecer favorável emitido pelo CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo), disponível para dowload. Após diversas críticas de protetores e até veterinários, o corpo técnico do órgão realizou um trabalho para avaliar a segurança e a eficácia do produto.

Em linhas gerais, o documento cita que o Infertile foi desenvolvido após um minuncioso desenvolvimento ciêntífico e “representa uma alternativa de interesse para a saúde pública veterinária, indicado, principalmente, para o controle da reprodução de cães de companhia de populações de baixa renda.”

Outra novidade é o protocolo de aplicação criado pela equipe do Professor Dr. Stelio Pacca L. Luna, da FMVZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) da Unesp de Botucatu (SP), uma das principais referências brasileiras em anestesiologia veterinária.

Para eliminar qualquer tipo de dor ou desconforto, cerca de 30 minutos antes da castração com o Infertile deve ser ministrado Acepromazina por via intramuscular, na dose de 0,025 mg/kg, um medicamento de uso comum e baixo custo.

Nos testes realizados com esse protocolo não foram identificados sinais de dor que obrigassem o uso de fármacos adicionais (analgésicos de resgate). Vale lembrar que na comparação com o grupo castrado cirurgicamente a manifestação de dor foi menor entre os esterilizados quimicamente.

Outra notícia é que a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) também se posicionou formalmente a respeito da castração química. Segundo um documento divulgado recentemente nos Estados Unidos, a entidade ainda não usa o método em seus programas porque está avaliando o custo benefício da tecnologia, porém, não desaconselha suas afiliadas a utilizarem.

“A castração química de cães se mostra uma boa ferramenta na luta contra a superpopulação e o consequente abandono. Vale ressaltar, no entanto, que outras medidas como a castração de fêmeas, programas de identificação (de animais e tutores) e campanhas de educação que visem a posse responsável não devem ser esquecidas”, diz Rosangela Ribeiro, gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil.

Desde o lançamento oficial, em março de 2009, milhares de cães já foram esterilizados com o Infertile em diversas cidades brasileiras. Em Americana (SP), por exemplo, a prefeitura já realizou mais de 400 aplicações do produto e hoje não existe mais fila de cães machos precisando de castração.

Em média, a esterilização química custa 70% menos do que a cirúrgica. Interessados em mais informações sobre o produto podem escrever para o e-mail: [email protected].

A empresa se compromete publicamente a responder todos os questionamentos.

Você viu?

Ir para o topo