EnglishEspañolPortuguês

Cavalos do CCZ de SP precisam ser adotados

8 de julho de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

INR – Projetos
[email protected]


Foto: Instituto Nina Rosa


Cavalos e outros animais de grande porte soltos nas ruas podem provocar acidentes fatais. Por outro lado, animais de tração costumam sofrer incríveis abusos e maus tratos por conta da ignorância ou maldade de seus tutores. Seja qual for o caso, no município de São Paulo existe a Lei municipal 10.309 (22-04-87) que determina o recolhimento desses animais pelo CCZ-Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.

No primeiro caso, basta notificar o CCZ, que este enviará caminhão de transportes para recolher o animal. Em caso de maus tratos, é mais complicado; é necessário que alguém denuncie, que tome as providências policiais e/ou judiciais cabíveis e depois chame o CCZ.

Os animais apanhados pelo CCZ lá permanecem por cinco dias úteis, aguardando um possível resgate, através de pagamento de multa. Vencido este prazo, são doados a uma Instituição protetora de animais (quem vem se responsabilizando por isso é o Quintal de São Francisco). Através de uma voluntária, os animais serão tratados e depois repassados para pessoas que tenham propriedades rurais (sítios, chácaras ou fazendas fora da área urbana do município), que assinem um termo de compromisso se responsabilizando pelo seu bem-estar. Uma espécie de ” fiéis depositários” …

Assinale-se que esse trabalho vem sendo desenvolvido desde 1995, com o advento da Lei municipal 11.887(21-09- 95), a qual impede o tráfego de animais na zona urbana do município de São Paulo. Ocorre que os animais, quase sempre cavalos, chegam às dependências da Prefeitura em péssimo estado: desnutridos, infestados de parasitas, doentes, feridos, exauridos… à s vezes até mutilados! Fatos que todos nós, protetores e ambientalistas, tão bem conhecemos! Nessas situações, os cavalos irão precisar de trato, assistência médico-veteriná ria, alimentação. Serão, então, encaminhados a pessoas previamente selecionadas, que preencham os quesitos necessários para cuidar do animal.


Foto: Instituto Nina Rosa


PEDIDO: é nesta fase que eu venho recorrer a vocês, que nos ajudem a procurar:

TUTORES RESPONSÁVEIS, que tenham um espaço rural e que possam receber um ou mais cavalos. Quero ressaltar que este trabalho constitui uma atividade dinâmica, constante, no CCZ. Não tem fim; embarcam-se cavalos, outros estão chegando… Quando o animal é bonito, muita gente quer; os mais feinhos, defeituosos, ficam sobrando, é triste se lembrarmos que as baias são poucas, o espaço é pequeno e que as dificuldades na manutenção dos animais são muitas.

Mais: existem os chamados ” amadrinhados” , dupla de cavalos (às vezes mais que uma dupla, pode ser mãe e filho) que vieram de uma mesma origem, têm vínculos, uma relação de dependência onde um não vive sem o outro. Nós, protetores, temos sensibilidade para saber que não podemos separá-los, quem levar um vai ter que levar o outro também, mas isso nem sempre acontece, precisamos segurar a situação!

Cavalos para adoção no CCZ:

Nº 93- Macho castanho, idoso. Muito dócil, amadrinhado com o nº94, que é uma fêmea castanha, jovem (potra), baixinha.

Nº 97-macho tordilho (branco salpicado de cinza).

S/Nº -macho castanho, com um problema na pata anterior direita. Jovem.

S/Nº Jovem-macho castanho, jovem, magro, mas pela sua constituição física pode-se dizer que vai ficar lindo!

Nº80 fêmea castanha com mancha branca no focinho. É mãe da potra castanho claro, Nº 81. A mãe está em estado de prenhez. Mãe e filha são inseparáveis.

Nº95 fêmea castanha, jovem (potra). É O CASO MAIS PROBLEMÁTICO, no momento, pois tem uma pata posterior totalmente defeituosa (foi fraturada e consolidada de maneira imprópria) e quadril deslocado. Muito dócil, precisa de carinho e um espaço que tenha sempre gente por perto, não pode ficar solta no campo, pois se cair não pode levantar sem ajuda… É preciso uma pessoa muito sensível para querer este bicho (ela é linda!).

Nº98- macho tordilho, ferimento no pescoço que está sendo tratado. Jovem.

Nº92-fêmea tordilha, jovem, dócil. Chegou ao CCZ em péssimas condições. Está sendo tratada, fizeram-na levantar… Pessoal, estes são os casos que temos HOJE. Há um bando aguardando resgate que, se não acontecer em tempo hábil, virá para nossas mãos. Quando saí de lá, o caminhão estava chegando com mais cavalos…


Foto: Instituto Nina Rosa


PRECISAMOS DE AJUDA URGENTE! Não são muitas as pessoas que têm espaço e outras condições para adotar cavalos. Se você tem, decida-se! Entre em contato diretamente com a Sonia ou a Cynthia pelos telefones e email:

E-mail: [email protected]

Sônia Fonseca 011- 92993053

Cynthia Fonseca 011-96171853

Você viu?

Ir para o topo