EnglishEspañolPortuguês

Estudo revela que peixes se comunicam através de sons

7 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Ao contrário do que se pensava até agora, um estudo da Nova Zelândia revelou que, assim como os golfinhos, os peixes também se comunicam através de sons parecidos a pancadas e grunhidos.

“Todos os peixes podem ouvir, mas nem todo podem fazer sons, apenas aqueles que têm uma bexiga natatória, um músculo que pode contrair”, disse o biólogo marinho Shahriman Ghazali à edição digital do jornal “New Zealand Herald”.

Peixes podem se comunicar através de sons (Foto: EFE Verde)

Ghazali, um professor da Universidade de Auckland, disse que os peixes se comunicam uns com os outros para acasalar, afugentar predadores e navegar.

Por exemplo, o peixe-vermelho tem um vasto repertório de sons e “fala” sem parar, enquanto o bacalhau permanece “silencioso” até o acasalamento, descobriu o cientista depois de estudar o comportamento das duas espécies.

“A hipótese é que o som é usado como uma ferramenta de sincronização para que o macho e a fêmea expulsem ao mesmo tempo os seus ovos, para o sucesso da fertilização”, disse Ghazali.

Algumas espécies fazem barulho para afugentar predadores e até mesmo os mergulhadores, mas outros peixes não podem “falar”, disse o biólogo marinho.

“As carpas douradas têm uma audição excelente, mas não são capazes de vocalizar, ou fazer qualquer tipo de som”, finalizou o biólogo.

Com informações de EFE Verde

Você viu?

Ir para o topo