EnglishEspañolPortuguês

Cerca de vinte cães morrem envenenados em parques de Palencia, na Espanha

7 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Cerca de vinte cães morreram devido à ingestão de iscas envenenadas, espalhadas em vários parques de Palencia, na Espanha, nos últimos dias.

O último caso de envenenamento foi registrado no dia 29 de junho, no parque del Sotillo, uma das áreas onde se registrou o maior número de casos de envenenamento, e embora o cão intoxicado tenha sobrevivido, os tutores e protetores dos animais continuam a insistir na extrema cautela nestes locais.

Aparentemente, a isca envenenada intencionalmente é espalhada por autores ainda desconhecidos em vários parques de Palencia. Até agora, foram encontrados pedaços de carne envenenada nos parques Salón, Sotillo e las Huertas del Bispo, e na ciclovia do campo de golfe.

Parque del Sotillo, Palencia (Foto: Miguel A. Rodríguez/Panoramio)

De acordo com reportagem do jornal El Mundo, todos os animais mortos apresentaram os mesmos sintomas: convulsões, problemas respiratórios e morreram em um curto espaço de tempo.

A polícia local já está trabalhando com o Serviço de Proteção da Natureza (SEPRONA) da Guarda Civil para tentar esclarecer os fatos.

Cães nos parques de Palencia (Foto: Dogweb.es)

Tutores dos cães envenenados criticaram “a falta de interesse e falta de vigilância” por parte das autoridades para impedir que os animais continuem morrendo. Por isso, anunciaram novos protestos para exigir que sejam tomadas medidas para encontrar os responsáveis por espalhar as iscas envenenadas, evitando que mais animais morram na região.

Os tutores também estão recolhendo assinaturas para que seja formalizada uma reclamação à Procuradoria. Já foram recolhidas mais de 4 mil assinaturas.

Você viu?

Ir para o topo