EnglishEspañolPortuguês

Mais um filhote de peixe-boi é resgatado no AM

6 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

 

Filhote de peixe-boi, com aproximadamente dois meses, é resgatado no Amazonas (Foto: Eduardo Gomes/Inpa/Divulgação)

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), em Manaus (AM), recebeu na tarde desta segunda-feira (5) mais um filhote de peixe-boi. A fêmea de aproximadamente dois meses foi resgatada no município de Autazes, interior do Amazonas.

O animal foi encontrado na última sexta-feira (2) por pessoas, que o acolheram e cuidaram dele. No sábado, procuraram a Secretaria do Meio Ambiente do município, que entrou em contato com a Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa). A Polícia Ambiental foi acionada, mas tiveram problemas para realizar o resgate, por causa da demanda. A previsão de resgate era para quarta-feira, entretanto, preocupados com a saúde do peixe-boi, veterinários da Ampa fizeram o resgate hoje, por volta das 15h da tarde.

A veterinária da Ampa, Paula de Souza, acredita que o filhote já estava há algum tempo longe da mãe, porque está muito magro e debilitado. Segundo a veterinária, a comunidade estava bem consciente e a família do pescador que o encontrou estava cuidando  da melhor forma possível. “Ela está magra, debilitada, estressada, mas não está com nenhum machucado aparente”, afirmou a veterinária.

A comunidade batizou o filhote de Iara e o nome será mantido. “Ela vai ficar aqui com a gente até ela crescer e ficar adulta”, confirma a Paula de Souza. Ela ressalta ainda a importância da conscientização das pessoas no processo de resgate dos animais, pois isso facilita o sucesso da reabilitação do animal.

Fonte: Portal Amazônia

Você viu?

Ir para o topo