EnglishEspañolPortuguês

Cidade espanhola consolida projeto pioneiro para gerenciar canil municipal

6 de julho de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

O abrigo municipal de animais de Paterna conta desde sexta-feira, 2, com uma nova forma de gerenciamento, pioneiro na Espanha. Depois de vários meses de avaliação das diferentes alternativas, a associação Movimento e Desenvolvimento para a Proteção Animal (MODEPRAN) finalmente vai gerir o recolhimento e a adoção de animais abandonados no município, em colaboração com outras entidades especializadas em veterinária e equilíbrio emocional.

O prefeito de Paterna, Lorenzo Agustí, assinou o acordo com o representante da associação, David Bernard, e demonstrou estar satisfeito porque, segundo ele, “este acordo de gestão global abrange o recolhimento e a adoção de animais, juntamente com outros serviços, como tratamento veterinário, a sensibilização social e a formação da polícia local em matéria legal”.

Animais terão melhores condições (Foto: Econoticias)

Esta gestão multidisciplinar foi conquistada com a participação de outras entidades no abrigo, dos quais 80% de seus voluntários são profissionais em medicina veterinária, psicologia animal, direito, educação ou higiene do cão.

Especificamente, Verteval será responsável pela esterilização de todos os animais, Eurokan de seu equilíbrio emocional,
CIM será responsável pela formação básica e Proda por palestras nas escolas, através de vários acordos de colaboração.

Nas palavras dos próprios representantes destas instituições, Paterna tornou-se um exemplo a ser seguido por vários municípios para a gestão de um abrigo para animais, permitindo a colaboração de diferentes associações no cuidado dos animais.

Este modelo de trabalho é único no território espanhol, e é apoiado pela Federação para a Proteção e Defesa Animal em Valência, e a vasta rede de voluntários que compõem as três entidades garante o bom funcionamento do abrigo e os cuidados dos animais que nele vivem.

Melhores condições para os animais

Através da empresa pública Gestão e Serviços de Paterna, a MODEPRAN desenvolveu um projeto complementar para melhorar os serviços prestados pelo canil. Assim, serão promovidas palestras de conscientização nas escolas, tendo em vista a conscientização dos alunos, pais e professores.

O serviço de recolhimento de animais estará ativo 24 horas por dia durante toda a semana, para cobrir qualquer incidente, e os programas de adoção serão realizados de manhã e à tarde.

Além disso, graças ao trabalho dos voluntários, os animais serão tratados todos os dias, tanto na alimentação como em cuidados veterinários.

Programas de adoção serão promovidos diariamente (Foto: Laikaweb.org)

Com a criação de um registro de entrada e saída de animais, que não existia, o sacrifício de animais será eliminado, e será realizado um trabalho constante com os animais para melhorar seu estado emocional e as famílias adotantes terão aconselhamento constante, para identificar o animal mais adequado para cada família.

A ideia é que o animal não seja esquecido quando for adotado, mas sim que seja realizado um monitoramento, mantendo contato com a família para resolver problemas que podem surgir no dia-a-dia.

Com este novo projeto, Paterna conclui o processo de melhorar o serviço prestado com o canil municipal, unindo as diferentes associações de proteção aos animais, garantindo a máxima proteção e o melhor atendimento.

Com informações de Econoticias

Você viu?

Ir para o topo