EnglishEspañolPortuguês

CCZ implanta programa de registro de cães e gatos, no PA

6 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), implanta o Programa de Registro Geral Animal (RGA), nesta quarta-feira (07), em Belém (PA). A meta é registrar cerca de 240 mil cães e gatos na capital paraense. O objetivo é registrar de forma gradativa e permanente todos os animais existentes na capital paraense, a partir dos seis meses de idade.

Os tutores maiores de 18 anos de cães e gatos de Belém podem procurar um dos postos de registro munidos da carteira de vacinação de seu animal, com vacina anti-rábica atualizada, documento de identidade, CPF e comprovante de residência (todos originais). Caso o animal não esteja com a vacinação atualizada, o tutor deverá vaciná-lo antes de realizar o registro. A vacinação é feita gratuitamente em qualquer um dos postos do CCZ (prédio do CCZ, UFRA ou Ministério da Agricultura).

No momento do registro o tutor do animal receberá uma plaqueta enumerada, uma coleira e uma carteira de registro (RGA) para cada animal registrado.

Segundo a gerente do CCZ, Regina Perezino, o objetivo é realizar um senso dos animais existentes na capital paraense. “Não sabemos quantos animais existem em Belém e esse registro vai nos ajudar a computar esses números para termos um melhor controle nas campanhas de vacinação anti-rábica, por exemplo”, explica Regina.

O RGA também ajudará a encontrar animais perdidos. “Se alguém encontrar um animal perdido poderá levá-lo direto ao CCZ e lá poderemos identificar, através do RGA, os dados do seu tutor para devolver o animal”, informa Regina.

Serviço:

O registro será realizado gratuitamente nos seguintes locais:

1. Prédio central do CCZ, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, KM 11, Icoaraci, de segunda à sexta-feira, de 9h às 16h;
2. UFRA – Avenida Perimetral, s/n, de segunda à sexta-feira, de 8h30 às 14h;
3. Ministério da Agricultura – Avenida Almirante Barroso, entroncamento, de segunda à sexta-feira, de 9h às 16h.

Você viu?

Ir para o topo