Zona Leste em São Paulo é destino de papagaios no inverno


Foto: Divulgação/Subprefeitura de Itaquera

Papagaios da espécie amazona-aestiva, conhecidos como louros ou papagaios verdadeiros, aparecem no jardim da Subprefeitura de Itaquera, na zona leste de SP, para comer sementes de Santa Bárbara, árvore que frutifica no inverno. A visita das aves, que costumam surgir em bandos de até 30 passaros, é comum e esperada durante o outono e o inverno.

Os papagaios são observados na cidade desde o início dos anos 90. Há registros da reprodução dessa espécie em diversos parques e espaços arborizados, como o Parque do Carmo, Parque Ibirapuera e a Cidade Universitária, e até em áreas residenciais. A bióloga da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Anelisa Magalhães, explica que a ocorrência original da espécie, no entanto, não inclui a cidade de São Paulo.

“Dizem que a espécie surgiu por aqui como resultado de escapes de cativeiro, ou também devido à supressão da vegetação original. Os papagaios verdadeiros são bastante procurados como animais de estimação e, por isso, é mais comum vê-los em cativeiros do que soltos em áreas verdes de São Paulo”, relata a especialista.

Fonte: R7


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>