Conheça as causas das manchas lacrimais em cães


Manchas lacrimais, conhecidas popularmente como acidez lacrimal, são comuns em cachorros que possuem a pelagem branca. Existem várias causas relacionadas ao aparecimento destas manchas nos cães.

As lágrimas que são produzidas pelas glândulas lacrimais, são as responsáveis de lubrificar os olhos. Esta drenagem é feita através do ducto lacrimal canino e, se, for insuficiente, ela irá escorrer por sua face que em contato com os pelos sofrerá ações bacterianas, resultando assim, alterações da cor do pelo do cão da região afetada, tornando-o amarronzado ou avermelhado.


Se a drenagem da lágrima pelo ducto for insuficiente, ela escorrerá pela face do animal. Uma vez em contato com os pelos, a lágrima sofre a ação de bactérias existentes na pele e pelagem, resultando na alteração da coloração dos pelos, os tornando  avermelhados indo até ao marrom escuro.

De acordo com a medicina veterinária, algumas das causas poderão ser resolvidas com a retirada dos pelos ao redor dos olhos do cão, tratamento da desobstrução do canal lacrimal e da conjutivite ou correção cirúrgica de pálpebras com cílios voltados para dentro, que chamamos de entrópio. Agora, se o problema é por estética, o mesmo poderá ser resolvido através da limpeza dos olhos do cão, que deverá ser feita diariamente, removendo as crostas que formam no local.

Existem produtos que poderão minimizar a acidez lacrimal que poderá ser informado por um veterinário de sua confiança, avaliando seu ‘fiel amigo’.

Fonte: Portal da Cinofilia


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>