Projeto de castração sofre com faltas às cirurgias agendadas


18% dos agendamentos feitos de fevereiro a maio não aconteceram porque tutores não levaram animais (Foto: Reprodução: Jornal Correio)

O projeto de castração de cachorros e gatos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funciona há um ano em parceria com o Hospital Veterinário de Uberlândia (HVU), em Minas Gerais,  já operou cerca de 750 animais. O número poderia ser maior se os tutores dos animais não faltassem às cirurgias agendadas. Só no período de fevereiro a maio deste ano, uma média de 18% das cirurgias marcadas não foram realizadas por falta de encaminhamento dos animais.

O projeto visa a reduzir o número de animais que vão parar nas ruas, evitando doenças e problemas à sociedade. Segundo a professora responsável pelo projeto no HVU, Flávia Resende Martins, ostutores precisam se conscientizar da importância da castração para cachorros e gatos. “Todos deveriam aproveitar o benefício, porque, além de controlar a população destes animais, os tutores estão cuidando da saúde deles”, disse. A professora afirma que animais que não vão ser usados para cruzamentos, se não forem castrados, correm risco de contrair infecções e desenvolver tumores.

Segundo a veterinária do controle de raiva animal do CCZ, Ana Cláudia Borges, qualquer pessoa que tenha agendado uma cirurgia e não comparecer com o animal pode perder o benefício. “Quem não cumpre e não avisa com antecedência volta para o fim da fila e perde a oportunidade. Daí pra frente tem que aguardar um tempo indeterminado para conseguir outro agendamento”, disse. O projeto é destinado à população de baixa renda, mas qualquer animal encontrado na rua pode ser levado por um responsável e inscrito no programa.

Cadastramento

Documentos para inscrição do animal
– Identidade
– Comprovante de renda de até 2 salários mínimos
– Cartão de vacinação do animal constando a imunização com a vacina antirrábica (caso o animal não tenha sido vacinado, o CCZ oferece a vacinação gratuita)

CCZ
Av. Alexandrino Alves Vieira, 1.423 – Liberdade

Programa

Fevereiro 2010

30 agendadas
28 realizadas
6%  faltosos

Março 2010

90 agendados
62 realizadas
31% faltosos

Abril 2010

80 agendadas
69 realizadas
13% faltosos

Maio 2010

90 agendadas
70 realizadas
22% faltosos

Fonte: Correio de Uberlândia


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PROTEÇÃO ANIMAL

ALERTA

VITÓRIA

INVESTIGAÇÃO

FLÓRIDA

JAPÃO

AVANÇO

COMPORTAMENTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>