EnglishEspañolPortuguês

Peixes têm aparecido mortos na barragem de Montargil, Portugal

2 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Peixes de pequena dimensão, chamados ablete, estão aparecendo mortos na barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor (Portalegre). A GNR revelou que desconhece a origem da mortandade.

“Os peixes estão aparecendo naquela albufeira (lago) há mais de uma semana, alguns doentes e outros mortos”, disse o major Carlos Belchior, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Segundo Belchior, a água da barragem encontra-se em “boas condições” e a mortandade registada limita-se, unicamente, àquela espécie. “Estão sendo feitas várias análises aos peixes, mas os resultados ainda não são conhecidos”, disse.

Ao longo dos últimos dias, a barragem de Montargil tem recebido número superior de cegonhas e garças, aves que se alimentam desta espécie, mas não há mortes registradas pela ingestão deste alimento.

A espécie ablete é muito frequente em grande parte da Europa. Este peixe alimenta-se, principalmente, de larvas e insetos que vão caindo na água, de detritos vegetais e também de pequenos moluscos e algas.

Fonte: Ecosfera

Você viu?

Ir para o topo